Um dia após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar a suspensão da temporada de transatlânticos, novos casos de suspeita de Covid-19 foram registrados a bordo de um navio de cruzeiro, desta vez no MSC Preziosa, que estava na Região dos Lagos do Rio.
A empresa responsável pelo navio emitiu nota confirmando os casos.
“(…) identificamos um pequeno número de casos de covid-19 entre as pessoas que estão a bordo do MSC Preziosa, que representa 0,6% do total da população a bordo”, informou a empresa. “Todos os casos são assintomáticos ou com sintomas leves”.
A companhia identificou os casos na rotina de monitoramento de saúde, que inclui testagens frequentes e diárias de 10% dos hóspedes e tripulantes. O grupo foi isolado em uma seção dedicada e separada do navio, em cabines com varanda, seguindo as medidas previstas para este tipo de situação.
Na sexta-feira (31) outro navio da empresa, o MSC Splendida, atracado no Porto de Santos, em São Paulo, precisou interromper a atividade de embarque após a ocorrência de casos positivos de covid-19 em 51 tripulantes e 27 passageiros. Outras 54 pessoas tiveram contato com eles. Todos receberam permissão de desembarque em veículos específicos e seguem em monitoramento pelas autoridades sanitárias.
A Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que, até o término da viagem (desembarque completo em Santos – SP), todos os embarcados devem reforçar a atenção quanto aos protocolos de redução do risco de transmissão do Sars-CoV-2.
Os passageiros que testaram positivo para covid-19 ficarão em isolamento em hotéis. Segundo a Anvisa, a grande maioria dos passageiros que testaram positivo para covid-19 é assintomática. Apenas algumas pessoas apresentam sintomas leves.