O ex-prefeito de Cabedelo, Leto Viana, foi condenado a seis anos de prisão em regime inicial semiaberto e ao pagamento de 30 dias-multa após sentença expedida pelo juiz Henrique Jorge Jácome de Figueiredo, 1ª Vara de Cabedelo, nesta sexta-feira (27). A condenação é referente a Operação Xeque-Mate, na qual o ex-gestor é acusado de participar da compra do mandato de outro ex-prefeito do município, Luceninha.
Leto Viana foi considerado culpado pelo magistrado por “promover, constituir, financiar ou integrar organização criminosa”. O crime pode resultar em até oito anos de reclusão. O ex-prefeito, apesar da condenação, poderá recorrer da decisão em liberdade.
A sentença divulgada nesta sexta, a primeira proferida pela Justiça da Paraíba na Operação Xeque-Mate, ainda condena outras oito pessoas à prisão, que também poderão recorrer em liberdade, são elas:
Jacqueline França – 5 anos e 4 meses;
Lúcio José do Nascimento Araújo – 6 anos e 7 meses;
Marco Antônio Silva dos Santos – 5 anos e 4 meses;
Inaldo Figueiredo da Silva – 5 anos e 4 meses;
Tércio de Figueiredo Dornelas Filho – 5 anos e 4 meses;
Antônio Bezerra do Vale Filho – 5 anos e 4 meses;
Adeildo Bezerra Duarte – 5 anos e 4 meses;
Leila Maria Viana do Amaral – 5 anos e 4 meses.
Segundo a denúncia do Ministério Público, os réus são acusados da implantação de “um modelo de governança regado por corrupção e ocorrido nos bastidores dos poderes Executivo e Legislativo do município de Cabedelo/PB”.
A decisão ainda acrescenta: “Foram mencionados e relacionados também os ilícitos que teriam sido praticados pela organização criminosa, destacando-os em tópicos intitulados da seguinte forma: a Compra do Mandado do ex-Prefeito José Maria de Lucena Filho (Luceninha); os Cargos Fantasmas; a Operação Tapa-Buraco; as Negociações envolvendo vereadores; Doação de Terreno, Caso Projecta, Shopping Pátio Intermares; Laranjas (interpostas pessoas) usados na ocultação patrimonial de Leto; Tentativa de Homicídio do Vereador Eudes; Irregularidades na Câmara Municipal de Cabedelo/PB, com o detalhamento de cada um destes eventos”.