O bairro dos Novais recebeu a nona edição da Caravana do Cuidar, nessa sexta-feira (20). O projeto itinerante, realizado pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), aconteceu em estrutura montada em frente à Escola Municipal Dom José Maria Pires.
Por lá, foram registrados 969 atendimentos, numa grande roda de serviços de assistência social, saúde, empregabilidade e direitos do consumidor.
O prefeito Cícero Lucena esteve presente na ação. “Este é um projeto que representa nossa gestão, por estar presente em toda a cidade, levando cuidado às pessoas e reunindo vários setores da gestão. Hoje os moradores do bairro dos Novais estão podendo reforçar e exercer sua cidadania com o apoio do poder público”, afirmou. O vice-prefeito, Leo Bezerra, também marcou presença.
Vários moradores do bairro estiveram na Caravana para aproveitar os serviços oferecidos. A dona de casa Lidiana Paula atualizou o cadastro no Bolsa Família. “Tem um ano que eu precisava fazer isso, mas vinha adiando. Quando soube que teria o projeto aqui pertinho de casa, corri para resolver. Em menos de meia hora, fiz tudo. Facilitou demais minha vida”, disse.
Maria José Ferreira de Lima estava em casa quando o marido chegou falando que tinha feito o teste da Covid-19, no projeto. “Então, decidi vir também. Meu resultado deu negativo. Aproveitei que estava aqui e atualizei meu cartão de vacina. Tomei contra gripe e tétano. Foi uma ótima oportunidade e eu não podia deixar passar”, contou.
Já a estudante Klyvia Helena, de 16 anos, foi à Caravana do Cuidar em busca do tão sonhado primeiro emprego. Ela se inscreveu no banco de talentos do Acessuas Trabalho, que encaminha adolescentes e jovens para o mercado através da política do Jovem Aprendiz.
“Faço o 1º ano do ensino médio e quero cursar técnico de enfermagem. Enquanto isso, estou buscando uma experiência profissional. Sou bastante comunicativa, gosto de área de atendimento ao público. Mas o que aparecer, será muito bem-vindo”, falou.
Serviços – Ao todo, a passagem do projeto pelo Novais resultou em 45 atualizações de dados no Bolsa Família; 14 novos cadastros no CadÚnico; 21 inscrições no Acessuas Trabalho; 32 cadastros no Sine-JP, dos quais, oito já foram conduzidos para seleções de emprego; cinco encaminhamentos para adesão ao programa Criança Feliz; 70 testes rápidos de hepatite e outros 72 de Covid-19; 121 testes de glicemia; aplicação de 189 vacinas contra tétano e gripe; 42 orientações nutricionais; 80 avaliações de bioimpedância; 120 aferições de pressão arterial; 10 procedimentos de quiropraxia; 15 atendimentos odontológicos e 90 de auriculoterapia; oito atendimentos no Procon-JP e 35 na Ouvidoria.
Parcerias – Para a realização da Caravana do Cuidar, a Sedhuc conta com o apoio das Secretarias Executiva da Transparência Pública (Setramp); Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest); Participação Popular (SEPP); de Saúde (SMS); Procon-JP; e da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).