A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3855/20 que institui o “Agosto Lilás” como mês de proteção à mulher. O projeto sinaliza que durante o mês de agosto, a União, estados e municípios deverão promover ações de conscientização e esclarecimento em todo o país sobre as diferentes formas de violência contra a mulher.
O texto foi relatado pela deputada Edna Henrique (PSDB-PB), que deu parecer favorável. Ela acolheu uma emenda da deputada Rosangela Gomes (Republicanos-RJ) solicitando que os prédios públicos sejam iluminados com luz de cor lilás durante a campanha.
“O projeto estimula os entes públicos, as associações privadas e as pessoas comuns a se comprometerem com a promoção das condições materiais e da mentalidade aptas a produzir a convivência harmoniosa e igualitária entre homens e mulheres”, ressaltou Edna.
Para a deputada Edna, um dos elementos centrais do projeto democrático é superar as situações de subordinação das mulheres aos homens em qualquer âmbito da convivência social.
“É preciso mudar as condições materiais que produzem situações de subordinação e é preciso também mudar a mentalidade enraizada que permite a sobrevivência dessa subordinação. Seguimos trabalhando por uma nação melhor a cada dia. Que Deus nos abençoe”, declarou.