Neste sábado, 22 de maio, comemora-se o dia de Santa Rita de Cássia, padroeira das causas impossíveis. Nascida Margherita Lotti, foi uma freira agostiniana da diocese de Espoleto, Itália. Foi beatificada em 1627 e canonizada em 1900 pela Igreja Católica.
Santa Rita de Cássia – História
Ela se devotou especialmente a cuidar de irmãs doentes e a aconselhar pecadores. Por 14 anos, até sua morte, trouxe na testa um estigma, associando-se, assim, à paixão de Cristo. Conhecida por ter um legado de fé e perseverança é homenageada pelos fieis por conta da realização de muitos milagres.
São-lhe atribuídos tantos e tão extraordinários milagres que é tida como “advogada das causas perdidas e a santa do impossível”. É também protetora absoluta das mães e esposas que sofrem pelos maus-tratos dos maridos.
Santa Rita – PB
Santa Rita de Cássia é padroeira da cidade de Santa Rita, situada na região metropolitana de João Pessoa, na Paraíba. É o terceiro município mais populoso do estado, com mais de 136 mil habitantes. A cidade abriga um universo artístico muito rico, composto por atores; repentistas, músicos, dançarinos, coreógrafos, poetas, artesãos, cineastas, artistas plásticos, entre outros.
A Festa da Padroeira Santa Rita de Cássia é uma tradição cultural do município, que ocorre entre os dias 22 e 25 de maio todos os anos, não sendo realizada nos últimos anos devido a pandemia do novo coronavírus.
São quase dois séculos e meio de homenagens promovidas pela Prefeitura Municipal e pela Paróquia Santuário Santa Rita de Cássia. Os festejos englobam a tradição regional, além de novenas, missas e momentos de diversão e lazer para a população.
Nas celebrações e romarias, com muita devoção e fé, os romeiros percorriam mais de 12 km, passando por bairros como Tibiri; pelo centro da cidade, e finalizando o trajeto na Praça do Povo.
Artistas e suas homenagens
Artistas que brilharam na música regional gravaram vídeos revelando saudades dos grandes eventos: Lucinha, ex-cantora da banda Mel Com Terra e que fez shows na Festa da Padroeira, manda sua homenagem à cidade de Santa Rita. Kátia Cilene, da banda Mastruz com Leite, voz de grandes sucessos; Joab, da banda Styllus e o músico Rômulo Santa Ray.
Eles brilharam na música regional e fizeram sucesso durante as memoráveis festas da padroeira de Santa Rita. Confira: