O deputado estadual reeleito e líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Wilson Filho (Republicanos), foi entrevistado nesta quarta-feira (23) pela bancada de jornalistas do programa 360 Graus, da Rede 360 News e rádio 100.5 FM. Na oportunidade, o parlamentar falou de sua postulação à presidência da Casa de Epitácio Pessoa, destacando que não está na disputa por vaidade pessoal. Ele acredita ter a credibilidade necessária para o cargo, assim como o atual presidente do Legislativo paraibano, Adriano Galdino (Republicanos).
Wilson Filho é um dos nomes cotados para disputar a presidência da ALPB no primeiro biênio da próxima legislatura, que inicia em fevereiro de 2023. Mesmo considerando o debate precoce, ele afasta a ideia de embate interno com Branco Mendes, afirmando que o Republicanos lançará uma única candidatura, que será acordada entre todos os oito parlamentares eleitos. Em defesa da sua postulação, o deputado afirma que está preparado para o desafio por ter um perfil conciliador, pensamento inovador e vontade de trabalhar para melhorar o Parlamento da Paraíba.
“Nós colocamos nosso nome para a disputa para o primeiro biênio. Avalio que a Assembleia precisa de alguém com credibilidade, com vontade de trabalhar, com perfil conciliador, que tenha o desejo de, com harmonia, planejar e projetar ainda mais a independência do Poder Legislativo, mas sempre com parcerias com o Poder Executivo, com o Governo do Estado, com o Poder Judiciário e com as instituições correlatas”, iniciou.
Levantado o argumento de ser jovem demais para exercer a função de presidente da Assembleia, Wilson lembra que, aos 21 anos, foi eleito deputado federal em sua primeira disputa por um cargo político, onde assumiu papéis de responsabilidade. Ele foi o parlamentar mais novo a ser presidente de uma comissão, a Comissão de Desenvolvimento Regional, lugar que ocupou sem desrespeitar os demais colegas. Ficou por oito anos na Câmara Federal, onde disse que aprendeu muitas lições “no amor e na dor”. No próximo ano, iniciará seu segundo mandato na Casa de Epitácio Pessoa.
“Acho que é perfil de um presidente criar oportunidades, criar chances para que todos os deputados tenham condições de exercer seu protagonismo, o deputado do Sertão, do Curimataú, do Cariri, da região de Patos, do Brejo, do Vale do Mamanguape, da região do Litoral Sul e qualquer das regiões de Campina Grande e da Grande João Pessoa. Todos querem ter protagonismo, todos querem exercer missões e todos merecem exercer missões. E todas as vezes que assumi funções na minha vida pública sou muito desse perfil, de respeitar a opinião de cada um, de preservar a história de cada um e de projetar o protagonismo de cada um”, ponderou.
Sobre sua postulação à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, o deputado garante que o projeto não é uma vaidade pessoal, mas sim baseado em sua profunda vontade de contribuir com o Parlamento paraibano, modernizar a Casa e aproximá-la ainda mais da população, fazendo com que os cidadãos saibam cada vez mais o que acontece no Legislativo estadual.
“Não tenho vaidade. Não coloquei meu nome para disputar a presidência da Assembleia por vaidade. Jamais. Um vaidoso não abre de ser candidato a prefeito de João Pessoa, a pedido do governador, como fiz há dois anos. Um vaidoso não sai de um mandato de deputado federal e se candidata a deputado estadual. As pessoas tem sonhos e a gente não pode deixar a vaidade interferir nos nossos sonhos e na nossa vida. Eu não estou no projeto de ser candidato a presidente da Assembleia por vaidade, por interesse próprio. Eu apenas acho que posso dar minha contribuição”, ressaltou.
Referindo-se ao atual presidente da Casa, seu colega de partido Adriano Galdino, Wilson Filho avaliou a gestão do deputado como a mais produtiva da história da Assembleia Legislativa da Paraíba, afirmando que a credibilidade do companheiro é notória e os resultados positivos alcançados na atual legislatura são frutos do seu modo de operar, que oportuniza o trabalho de todos os parlamentares igualmente.
“Ele conquistou durante sua vida a credibilidade e eu acho que essa é uma palavrinha mágica num momento como esse. Credibilidade não se adquire na esquina, não se compra na padaria ou no supermercado. A credibilidade é conquistada após tantos e tantos gestos na sua própria vida. Ninguém é obrigado a dar a palavra a ninguém, mas se eu lhe dei a palavra sou obrigado a cumprir. Isso, depois de várias palavras cumpridas, se torna credibilidade. E credibilidade se adquire com gestos. Eu acho que tenho essa característica e o deputado Adriano também tem”, acrescentou.
Assista à entrevista completa com o deputado estadual Wilson Filho: