A reunião realizada ontem (23) em João Pessoa, para definir a implantação de um ramal da Ferrovia Transnordestina na Paraíba chegou ao final com algumas certezas. A principal delas é a de que as obras necessárias para a adequação da malha ferroviária da Paraíba à Transnordestina estão definidas num Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, assinado há cerca de 15 dias.
De acordo com o Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que convocou e comandou a reunião, o TAC vai possibilitar as adequações necessárias à implantação do ramal. “Existem casos isolados que não atendem ao TAC, mas estes serão tratados separadamente e são de fácil resolução. Nos demais trechos, essa recuperação vai possibilitar a implantação do ramal, ligando Cabedelo a Cajazeiras e a todo o Nordeste”.
Vital, que abriu a reunião fazendo uma explanação sobre a atual situação da malha viária e da estrutura paraibana para receber o ramal, disse que, após a inclusão da Paraíba nesse programa de investimentos, com a recuperação de sua malha ferroviária, virá uma nova etapa, que é a definição do trecho a ser utilizado para o ramal paraibano. “Após esta fase, iremos definir qual o trecho que será mais útil”, disse.
Reinvestindo em ferrovias – Segundo Vital, o Brasil está decidido a reinvestir no transporte ferroviário como forma de transportar suas riquezas. “No Brasil temos apenas 30 mil quilômetros de ferrovia, enquanto nos Estados Unidos existem 280 mil. Desta forma, podemos dizer que o Brasil está reinvestindo em suas ferrovias”.
Ele lembrou que a Paraíba é “o retrato da ineficiência na logística do transporte de cargas. “O Porto de Cabedelo tem dificuldades; temos uma BR que cruza o estado, de Cabedelo a Cajazeiras, mas que não é duplicada em sua maior parte; e agora, com esse TAC, começamos a tornar realidade a sua ferrovia, pois significa o início de um processo de modernização de nossa malha ferroviária”, afirmou.
Participaram da reunião os três senadores paraibanos: Vital do Rêgo, Cássio Cunha Lima e Cícero Lucena; seis deputados federais: Nilda Gondim, Manoel Júnior, Hugo Motta, Damião Feliciano, Efrain Filho e Leonardo Gadelha (este último representado); os deputados estaduais Raniery Paulino, Toinho do Sopão, Anísio Maia e Tião Gomes; além dos ex-deputados estaduais Neto Franca e Walter Brito Filho.
Também participaram o Diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, Jorge Luiz Macedo Bastos; o Diretor Presidente da Transnordestina Logística Ltda, Ângelo José Carvalho Baptista e representantes de diversos órgãos federais e da Paraíba ligados direta ou indiretamente ao assunto, com exceção do Governo do Estado, que não enviou representante para o encontro:
Lucélio Cartaxo, Superintendente da CBTU na Paraíba; Isidro Soares, representante da Superintendência do BNB na Paraíba; Gustavo Adolfo, do DNIT; José Anastácio, da União Nordestina de Prefeitos; José William, vice-presidente da Fiep; Denise Gadelha, do SESI Paraíba; Marta Ramalho, da UFPB; Wilber Jácome, Presidente da Companhia Docas (Porto de Cabedelo); Antônio Felinto Neto, Gerente do Sebrae Campina Grande; Francisca Motta, Prefeita de Patos; e Tavinho Santos, suplente de Senador.
Todos os participantes tiveram direito a fazer explanações em nome dos órgãos que representavam e aproveitaram o momento para falar das facilidades em a Paraíba ser contemplada com um ramal da Tansnordestina. Ao final, o Senador Vital do Rêgo fez uma avaliação positiva do encontro e disse que, em breve, haverá uma segunda reunião, que ele convocará, na qualidade de Senador da Paraíba, desta vez para discutir as questões técnicas e o início efetivo do processo de implantação do ramal.