O vice-prefeito de Sousa, Zenildo Oliveira, estava de férias com a esposa Yohana Silveira Oliveira em Israel, quando foi surpreendido, na manhã do último sábado (7), com a notícia do ataque do Grupo islâmico Hamas.
Os ataques, considerados um dos maiores enfrentados pelo país nos últimos anos, ocorreram principalmente na parte sul de Israel, resultando em milhares de foguetes lançados.
O casal informou, por meio das redes sociais, que já está em solo brasileiro. Segundo publicações de Yohana, eles estavam em São Paulo. “Só Deus mesmo! Só gratidão por estar aqui, por estarmos bem, pelo livramento!”, escreveu a mulher.
Sobre a guerra
No sábado (7), o Hamas lançou foguetes contra cidades israelenses a partir da Faixa de Gaza, enquanto homens armados invadiam o território israelense por terra, ar e mar. Em seguida, os israelenses revidaram e declararam estado de guerra.
Cerca de 123 mil pessoas foram internamente deslocadas dentro da Faixa de Gaza, de acordo com levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU). A agência da ONU afirmou ainda que existem relatos de escassez de alimentos na região.
O conflito, que chega ao terceiro dia nesta segunda-feira 09), provocou a morte de ao menos 1.200 pessoas, sendo 700 em Israel, 493 na Faixa de Gaza e 7 na Cisjordânia, segundo o balanço mais recente.
Nos últimos dias, sirenes foram ouvidas em várias partes de Israel, incluindo grandes cidades, como Tel Aviv e Jerusalém. Os ataques atingiram prédios e veículos, causando estragos em diversas regiões do país.
Israel afirmou nesta segunda-feira (9) que restabeleceu o controle das comunidades ao redor da Faixa de Gaza (entenda o que é mais abaixo). Há dois dias, o grupo armado Hamas lançou um ataque contra o território israelense.
Nesta manhã, o porta-voz das forças militares de Israel afirmou que as tropas batalhavam em sete ou oito pontos nos arredores da Faixa de Gaza. Quatro divisões de combate foram instaladas no sul do país.
Com informações de g1