O vice-governador Lucas Ribeiro participou, nessa sexta-feira (11), da solenidade de formatura do Curso de Formação de Oficiais, que ocorreu no Centro de Educação da Polícia Militar, em João Pessoa. O curso formou 27 aspirantes a oficial da Polícia Militar, que durante três anos adquiriram conhecimentos teóricos e práticos, por meio de 102 disciplinas, totalizando 3.282 horas-aulas. Os profissionais poderão atuar no planejamento de ações e operações, gerenciamento de recursos humanos e logísticos, desenvolvimento de processos e procedimentos administrativos militares, entre outras funções.
Na ocasião, o vice-governador Lucas Ribeiro parabenizou os formandos e ressaltou que todos estão capacitados para melhor servir ao povo da Paraíba. “Hoje celebramos não apenas a conclusão de um ciclo, mas o início de uma jornada repleta de responsabilidades, desafios e conquistas. Esta corporação se tornou um pilar fundamental na nossa sociedade, responsável por garantir a ordem, a segurança e a paz na nossa comunidade. Os que se formam hoje não são apenas agentes da lei, mas defensores dos direitos e da dignidade de cada cidadão. Vocês são chamados a servir com coragem, integridade e comprometimento, valores essenciais que norteiam a atuação policial. Parabéns aos formandos. Que cada um honre a farda que vai usar. Sigam firmes, sempre prontos para servir e proteger”, disse o vice-governador.
Na solenidade, os cadetes do 3º ano da Academia de Polícia Militar do Cabo Branco realizaram a devolução do Espadim Tiradentes, arma e símbolo do cadete, conduzida ao longo dos últimos três anos. Além disso, o vice-governador e outras autoridades realizaram a entrega dos distintivos de curso, estrelas de aspirantes e espadas, aos primeiros colocados no curso de formação de oficiais.
A primeira colocada do curso foi a aspirante Márcia Michelle Dionizio da Silva, que recebeu a medalha do mérito acadêmico “Coronel Ademar Naziazeno”, comenda destinada a premiar o primeiro colocado nos cursos regulares realizados na Polícia Militar da Paraíba.
Ainda foram homenageados policiais militares que se destacaram no cumprimento do dever, com a Medalha de Serviços Distintos e de Tempo de Serviço (10 e 30 anos). Ex-diretores do Centro de Educação também foram homenageados.
O secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, enfatizou a importância da chegada de novos homens e mulheres para compor a corporação e relembrou investimentos feitos pelo Governo na área da segurança. “Tenho certeza que este é um momento ímpar na vida desses formandos. Este é um compromisso que vem se renovando continuamente, que é o investimento na qualificação, tecnologia, estruturas, equipamentos, uniformes novos, enfim, investimentos na segurança pública. Todas essas estruturas não seriam suficientes se não tivéssemos recursos humanos empenhados, capacitados e dedicados à missão de servir a população. Este Governo vem fazendo concursos na área da segurança o que promove uma renovação e faz com que a gente consiga ter um horizonte muito maior para garantir a segurança da sociedade”, enfatizou.
“É uma imensa satisfação estar aqui nessa solenidade, onde aspirantes concluem um curso e iniciam uma jornada de honra e de dever. Vocês fizeram um juramento para proteger e servir à sociedade. Cada decisão que tomarem moldará o futuro da nossa instituição, por isso é preciso que sejam exemplos e guardiões da esperança, honrando o sacrifício dos que vieram antes na corporação. Parabéns a todos e que Deus ilumine o caminho de vocês”, frisou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca.
Assessoria.