O vereador da cidade de Alhandra, conhecido como Jeremias Nascimento dos Santos, pode perder seu mandato na Câmara Municipal em razão de uma condenação na Casa. Foi instaurado um processo de extinção do mandato do parlamentar. Uma liminar apresentada pela defesa de Jeremias foi negada, nessa terça-feira (26), pela juíza Daniere Ferreira de Souza, que solicitava a suspenção da ação.
A decisão judicial e o processo criminal transitado em julgado possibilitam a continuidade do processo de extinção do mandato de Jeremias. Conforme o documento, a suplente do parlamentar, Regiane dos Santos, foi informada da possiblidade de assumir o cargo do vereador. Foi aberto ainda um prazo de dez dias para que o parlamentar apresentasse sua defesa no processo, entretanto, a data foi perdida para o recurso na Câmara.
O vereador Jeremias teve a perda dos direitos políticos solicitada decido à uma condenação criminal transitada em julgado. Ele foi acionado judicialmente pelo prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues da Costa, sob acusação de calúnia e injúria. O gestor alegou que, no ano de 2015, foi vítima de agressão verbal, tendo ainda sua honra, imagem e reputação agredidas por Jeremias durante exibição de programa de rádio. Na oportunidade, o vereador teria chamado Marcelo de ladrão, ridículo, imbecil e palhaço.
No final do processo, Jeremias foi condenado a pena de dois anos e três meses de detenção e 80 dias, em regime inicial aberto. Depois, a sanção foi substituída por duas restritivas de direito na modalidade prestação de serviços à comunidade e prestação pecuniária, no valor de um salário-mínimo.