O vereador Ronaldo de Oliveira (PSDB), da cidade de Montadas, teve o mandato cassado por quebra de decoro parlamentar. A decisão foi proferida pela Câmara Municipal por maioria absoluta.
O parlamentar é acusado de ter recebido R$ 25 mil para fazer campanha eleitoral para a ex-candidata a deputada federal, Tatiana Medeiros (Republicanos). A Câmara afirma que o pagamento aconteceu de forma ilícita.
As representações contra Ronaldo tramitaram no Conselho de Ética da Casa, que decidiu, por maioria, acata os pedidos por quebra do decoro. Contudo, foi descartada a tese de infidelidade partidária por avaliar que a Justiça Eleitoral é quem tem competência para avaliar a solicitação.
Entretanto, para o Conselho de Ética, o vereador Ronaldo de Oliveira (PSDB) vilipendiou o princípio da dignidade do cargo de vereança, indo em contrário ao Decreto Lei Nº 201/1967, a Lei Orgânica Municipal, o Regimento Interno e o Código de Ética.
Na sessão que resultou na cassação do vereador, acontecida na segunda-feira (19), foram registrados seis votos favoráveis e dois contrários a perda do mandato.
Quem assume a vaga deixada por Ronaldo de Oliveira é o suplente Michell Platimir da Silva Seixas (PSDB), um dos autores da representação contra Ronaldo.