O vereador da cidade de Uiraúna, Antonio Itamar de Freitas Asselino, conhecido por Carneirinho (PTB), teve o mandato cassado pela Câmara Municipal, nessa segunda-feira (21), por atentar contra a honra da colega parlamentar, Maria dos Remédios.
A decisão de cassação aconteceu por 8 votos a 1. O acusado se ausentou da sessão e a vereadora citada na denúncia não podia votar.
A denúncia contra Carneirinho foi protocolada pelo ex-vereador Amílton Fernandes da Silva. Ele foi acusado de financiar reportagens jornalísticas para distorcer falas da vereadora, como também a fazer insinuações sobre o caráter e ataques a vida pessoal de Maria dos Remédios.
Conforme a acusação, lida na Casa Olinto Pinheiro, o vereador proferiu, em uma entrevista a rádio local, a seguinte frase: “o coração dela deveria ser arrancado do coração e dado aos cachorros”.
O imbróglio foi iniciado após Maria dos Remédios subir à tribuna da Câmara de Vereadores, no período do carnaval de 2023, para defender a discussão com relação ao uso de paredões no evento do município. Em sua fala, a parlamentar disse que muitos cidadãos de Uiraúna necessitam dos paredões para obter renda e, por isso, acreditava ser necessário debater o tema antes de tomar a decisão de vetar o uso dos carros de som.
No dia seguinte, de acordo com a denúncia, Carneirinho teria começado uma campanha difamatória, na qual, em alguns momentos, colocou Remédios como alguém que se posicionava contra pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA) e até pacientes de Alzheimer, por se posicionar a favor dos paredões.
Durante as entrevistas, ainda segundo a denúncia, ele insinuou que a vereadora teria se vendido à prefeita Leninha por ter mudado seu posicionamento com relação a gestora, além de ter feito comentários a respeito da vida pessoal da vereadora e de seus relacionamentos. “Possui olhos de falsidade”, teria dito Carneirinho.