O vereador de João Pessoa, Carlão Pelo Bem (Patriota), mostrou estar alinhado com o discurso do presidente Jair Bolsonaro, do qual é apoiador, ao defender medicamentos sem eficácia científica comprovada contra a Covid-19 e atacar as vacinas contra a doença. Durante sessão na Câmara da Capital ocorrida nessa terça-feira (05), o parlamentar disse que a ivermectina salva vidas.
Além disso, o bolsonarista declarou que as vacinas – comprovadas cientificamente como método eficaz de prevenção à doença – oferecem risco à saúde. Ele defende o direito de respeitar a decisão dos cidadãos que escolherem não se imunizar contra o coronavírus.
“Tem que respeitar a liberdade que o ser humano tem de escolher, entre o risco de tomar a vacina e o vacinado não ter garantia que não será contaminado. Pelo amor de Deus, nós não podemos obrigar crianças e outras pessoas que podem trazer a ela um risco de morte cardíaca ou cerebral. Isso está acontecendo. Esse debate tem que ser aberto. Tripudiaram da ivermectina, o remédio que salva vidas. Não podemos abrir mão desse debate”, comentou o vereador.
Sobre a ivermectina: é um medicamento cuja finalidade é tratar piolho e sarna. Conforme especialistas, o uso da substância não combate, tampouco previne a covid-19 e tem alto potencial de oferecer risco à saúde se usada incorretamente.
Há casos em todo o mundo de pacientes que foram diagnosticados com falência hepática devido ao uso errado do remédio, precisando ser submetidos a um transplante de fígado para sobreviver.