O senador e vice-presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), afirmou nesta sexta-feira (15) que a aprovação de Flávio Dino para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) já era esperada devido à sua qualificação e experiência na política e como magistrado. Ele revelou que votou a favor da indicação do atual ministro da Justiça para a função.
Veneziano ainda criticou, durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, a insistência em debates ideológicos dentro da sabatina para a escolha do novo ministro do STF que, em sua opinião, empobrece o país pela falta de espaço para novas ideias.
“Votei sim. Ninguém discute aqui, nem os próprios que se opuseram sobre a sua qualificação para o cargo, sua formação de jurista e intelectual, além de levar consigo a experiência de ter participado da vida política partidária “, declarou o parlamentar.
O senador paraibano também reprovou a atitude do comunicador Nilvan Ferreira, que o acusou de ser comunista após uma foto com a senadora Daniella Ribeiro (PSD).
“Discussão pobre que diminui a possibilidade de debates mais importantes para o país, não dá espaço para novas ideias se apresentarem. Às vezes eu fico ali, presidindo as sessões do Senado, você tem 10 horas de sabatina, mas sempre vejo isso com ideologizações permanentes. Enquanto insistem nessa paupérrima disputa ideológica, que só empobrece ao país e que só da margem a essa situação bipolar. Só existe uma solução, quando a constituição for mudada”, avaliou.
Veneziano ainda opinou sobre a possibilidade de mudança desse processo de indicação feito presidente da República. “Por que não fazer esse debate? O crivo final passaria pelo Senado”, defendeu o vice-presidente do Senado.