A Fifa anunciou nesta sexta-feira (18) que a venda de cervejas nos arredores dos estádios da Copa do Mundo do Catar será proibida. A novidade vem à tona dois dias antes do início do torneio, que tem a primeira partida marcada para este domingo, 20 de novembro.
A Copa do Catar é a primeira realizada em um país mulçumano que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em público.
“Após discussões entre as autoridades do país anfitrião e a Fifa, foi tomada a decisão de concentrar a venda de bebidas alcoólicas no Fifa Fan Festival, em outros destinos de torcedores e locais licenciados, retirando os pontos de venda de cerveja dos perímetros dos estádios da Copa do Mundo da Fifa 2022 no Catar”, diz o comunicado da Fifa.
Uma das maiores patrocinadoras da Copa do Mundo, a Budweiser, de propriedade da fabricante de cerveja AB InBev, venderia exclusivamente cerveja alcoólica dentro do perímetro de cada um dos oito estádios, três horas antes e uma hora depois de cada jogo.
“Os organizadores do torneio agradecem a compreensão e o apoio contínuo da AB InBev ao nosso compromisso conjunto de atender a todos durante a Copa do Mundo da Fifa”, destacou outra parte do texto.
A mudança na decisão da venda de bebidas alcoólicas aconteceu após longas negociações entre o presidente da Fifa, Gianni Infantino, a Budweiser e executivos do Comitê Supremo para Entrega e Legado (SC) do Catar, organizador da Copa.
Contudo, o álcool será permitido dentro das zonas de hospitalidade do estádio. De acordo com o comunicado, a cerveja sem álcool da Budweiser será vendida em todo o recinto do estádio.