A Usina de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil (Usiben), administrada pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), recebe em média, por mês, 11 mil toneladas de lixo da construção civil, provenientes de reforma, construção e demolição, e transforma esse material em produto para utilização no sistema de pavimentação (terraplenagem) nas vias da Capital.
Segundo o gerente da unidade, Fernando Henrique, mensalmente, são produzidos até quatro mil toneladas de matéria prima para uso da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) nas demandas da cidade. A Usiben atende a duas secretarias, a Emlur, que é responsável pela parte burocrática no tocante ao funcionamento e a saída dos resíduos das suas dependências e a Seinfra, à quem cabe a parte operacional, ou seja, o destino que é dado ao material produzido.
“O intuito da usina é transformar o lixo da construção civil em benefício da própria população, utilizando o material confeccionado a partir dele (marcadame, brita, pó de brita, cascalhinho e outros tipos) para manutenção de vias públicas, confecção de tampas de bueiros e outras demandas da Secretaria de Infraestrutura”, explicou Fernando Henrique.
Segundo Fernando Henrique, todo material que é deixado na usina passa por um processo para diminuir o tamanho, o que é feito através de um triturador até chegar a granolometria, gerando os subprodutos para reutilização. No processo de reuso adotado na Usiben são reaproveitados diversos materiais como cerâmicos, tijolos e argamassa, que são transformados em areia e concreto, beneficiado em cascalhinho e brita.
Endereço: A Usina de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil (Usiben), funciona na Rua Antônieta Sátiro, 60 – José Americo de Almeida, João Pessoa – Atrás do Cemitério do Parque das Acácias.
PMJP.
Fotografia: Assessoria.