O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou neste sábado (29) etapas de verificação dos sistemas eleitorais que serão usados no 2º turno das eleições, que acontecerá neste domingo (30).
Entre as etapas, foi realizada a emissão da zerésima do sistema de totalização dos votos no TSE. A zerésima é um relatório impresso mostrando que não há nenhum voto pré-computado no sistema.
Na impressão do documento, não foram encontrados votos em nenhum dos candidatos, o que comprova que o sistema está pronto para iniciar a totalização dos votos.
Os procedimentos deste sábado fazem parte do cronograma de fiscalização dos sistemas eleitorais — uma série de testes e verificações que asseguram a transparência do processo eleitoral e apontam que os sistemas usados na eleição são seguros.
O evento no TSE teve a participação de técnicos do tribunal. Além da zerésima, também foi realizada a verificação de que os sistemas a serem usados na eleição são os mesmos que foram lacrados no dia 2 de setembro.
Foram analisados quatro sistemas, que cuidam da transmissão, recebimento e totalização dos dados. Não foram encontradas irregularidades nos sistemas.