A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) constatou que a taxa de transmissibilidade da Covid-19 está em alta no Estado. Conforme análise, a cada 100 pessoas diagnosticadas com a doença no território paraibano, 361 são infectadas.
De acordo com o mapa, há uma tendência de alta dos casos confirmado da Covid-19. Nos últimos 14 dias, a taxa de R9t) está em 1,7, número que preocupa as autoridades de saúde.
Quando o índice é maior que 1, cada cidadão poderá infectar outra pessoa. Ou seja, se a taxa estiver em 1,55, 100 cidadãos contaminados podem repassar o vírus para 155 pessoas.
Entenda:
Se Rt<1, ou seja, se cada indivíduo infeccioso causa, em média, menos do que uma nova infecção, então os níveis de contágio da doença irão decair e a doença irá, eventualmente, desaparecer;
Se Rt=1, ou seja, se cada indivíduo infeccioso causa, em média, exatamente uma nova infecção, então os níveis de contágio da doença permanecerão etáveis e a doença se tornará endêmica;
Se Rt>1, ou seja, se cada indivíduo infeccioso causa, em média, mais do que uma nova infecção, então a doença se propagará na população e poderá haver uma epidemia;
Aumento de internações
A elevação de casos da Covid-19 também pode ser constatada no aumento de internações por causa da doença. A maioria dos pacientes em hospitais na Paraíba em razão da enfermidade está na faixa etária dos 65 anos. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), são 34 internações nas unidades de saúde no estado.
Ainda há três internações na faixa etária dos zero a cinco anos; oito na faixa etária dos 19 a 30 anos; 21 na faixa etária dos 31 a 49 anos; e sete na faixa etária dos 50 a 64 anos. Já no período compreendido entre seis e 18 anos, não há internações. O número de infecções pelo coronavírus está bem dividido entre homens e mulheres.