O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu uma investigação preliminar sobre um suposto esquema de desvio milionário de emendas parlamentares destinadas à construção de um hospital na Paraíba. A unidade em questão é o Hospital Help, que pertence ao grupo Unifacisa. A informação foi divulgada nessa quarta-feira (20) pelo colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.
A obra foi tocada com recursos públicos de emendas direcionadas a uma fundação ligada ao ensino privado. Segundo documentos a que o TCU teve acesso, parte das emendas teria sido desviada. O esquema teria contado com a participação de parlamentares federais.
De acordo com apuração da Corte de Contas, o hospital tem instalações acima da demanda da região. Ao mesmo tempo, os salários pagos aos profissionais de saúde que trabalham na unidade estão bem abaixo do mercado, o que levantou suspeitas dos investigadores.
Outro ponto que motivou suspeitas do TCU foi o fato de que, apesar da injeção milionária de recursos públicos por meio das emendas parlamentares, diversos fornecedores da obra do hospital disseram aos investigadores não terem recebido pelos serviços prestados.
Os ministros do Tribunal de Contas da União optaram por manter o nome do hospital e dos parlamentares suspeitos em sigilo, para não atrapalhar o andamento das investigações, mas a imprensa paraibana descobriu sobre qual unidade se tratava.
De Metrópoles