Cerca de 13h após o resultado das Eleições 2022, Jair Bolsonaro (PL) mantém silêncio. O atual presidente foi derrotado por Lula (PT), que assumirá o cargo pela terceira vez, com 49,1% dos votos contra 50,9% do petista. Na manhã desta segunda-feira (31), Bolsonaro ficou no Palácio da Alvorada, onde recebeu seu filho mais velho, o senador Flávio Bolsonaro (PL), e seu candidato a vice, Braga Netto (PL).
Mais tarde, o chefe do Executivo nacional saiu em silêncio para o Palácio do Planalto. Jair isolou-se ainda no domingo, depois de proclamado o resultado do pleito. Conforme apurado pelo site Poder360, ele teria pedido para aliados não incomodarem, se recusando a receber, por exemplo, o ministro Adolfo Sachsida (Minas e Energia).
Bolsonaro recebeu somente seus filhos, o ajudante de ordens, Mauro Cid, que retornou na manhã desta segunda, e ligou para o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira. Ele também esteve com o ministro Anderson Torres, da Justiça e Segurança Pública. Contudo, não quis receber deputados e senadores próximos nem integrantes do QG da campanha.
Às 22h04, jornalistas da mídia nacional e internacional viram as luzes do Palácio da Alvorada se apagarem, enquanto esperavam um pronunciamento de Bolsonaro.
Na ligação com Alexandre de Moraes, o presidente do TSE informou que a Justiça Eleitoral estava apta a anunciar o eleito no pleito e que proclamaria o resultado. Moraes cumprimentou tanto Bolsonaro quanto Lula pela participação na eleição.
“O presidente Bolsonaro me atendeu com extrema educação, agradeceu a ligação e não foi mais nada”, disse Moraes.
Redação com Poder360