Nesta quarta-feira (24) especialistas estarão reunidos no Brasil para apresentar os resultados do projeto Hubs of Illicit Trade (HIT), uma colaboração global de pesquisadores que reúne informações sobre centros de comércios ilegais pelo mundo e políticas de combate às crescentes ameaças representadas pelo rápido crescimento desses “hubs”.
A coletiva de imprensa acontecerá na Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham), no bairro Chácara Santo Antônio em São Paulo/SP, às 9h.
Baseado em evidências e uma série de diálogos regionais para aprimorar as investigações sobre o tráfico ilícito, o contrabando, a corrupção e a lavagem de dinheiro em hubs críticos de comércio ilícito, o projeto conta com a participação da TRAC (Rede Colaborativa de Pesquisa sobre Terrorismo, Radicalização e Crime Organizado da PUC – Minas), parceira brasileira responsável pelo estudo da Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai), um dos quatro eixos de ilegalidade contemplados no estudo.
A apresentação do estudo será conduzida pelo diretor do Anti-Illicit Trade Institute (AITI) do Centro de Terrorismo, Crime Transnacional e Corrupção (TRACCC) da Universidade George Mason, em Washington/EUA, David M. Luna; pela professora da PUC/MG, cofundadora e codiretora da Rede de Pesquisa sobre Terrorismo, Radicalização e Crime Transnacional (TRAC) Dra. Rashmi Singh e pelo também professor da PUC/MG, cofundador e codiretor do TRAC, diretor de Assuntos Jurídicos da Associação Internacional de Estudos de Segurança e Inteligência (INASIS) e coordenador Regional da Rede de Pesquisa sobre Terrorismo (TRI), Dr. Jorge Lasmar.
A coletiva de imprensa do projeto acontecerá durante o 5º Congresso Internacional do IPLD sobre prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo e irá trazer, na sequência da apresentação do HIT, o painel “Fluxos ilícitos e Financiamento do Terrorismo” com a participação do David Luna e outros debatedores internacionais.
Coletiva Imprensa – Projeto HIT – Internacionalizando a luta contra os centros de comércio ilícito e mercados criminalizados
Local: Rua da Paz, 1431 – Chácara Santo Antônio (AMCHAM)
Data: 24 de maio de 2023 (quarta-feira)
Horário: 9h às 10h.