Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa, da Diretoria de Bem-Estar Animal, finalizaram a castração de 59 gatos, num trabalho de controle ético populacional dos animais que estão localizados na área do Estádio Jose Américo de Almeida (Almeidão), no bairro do Cristo.
A castração foi feita pelos profissionais que atuam no Castramóvel, equipamento da Prefeitura de João Pessoa, com apoio da Clínica Escola de Medicina Veterinária do Unipê. A ação começou no dia 12 de abril e foi finalizada no mês de junho. Foram castradas 34 fêmeas e 25 machos. Com o procedimento foi evitado que aproximadamente 500 animais nascessem em apenas um ano, considerando que cada fêmea castrada pode dar até 3 crias por ano, gerando 5 animais por gestação. As cirurgias são conduzidas por dois médicos veterinários, sendo um cirurgião e um anestesista e dois auxiliares veterinários. O cuidado pós-operatório ficou sob a responsabilidade de protetores independentes que atuam na região.
O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que o Castramóvel é um equipamento extremamente importante para a população de João Pessoa. “É uma antiga reivindicação dos protetores de animais e foi com imensa alegria que entregamos esse equipamento que contribui para a qualidade de vida dos nossos animais e também com a saúde da população, evitando a propagação de doenças que são transmitidas dos bichos para as pessoas. É uma ação pioneira da política ambiental da gestão”, concluiu.
O Castramóvel foi inaugurado em setembro de 2022 e consiste num equipamento montado no formato de trailer, com espaço para sedação, cirurgia e repouso dos animais, promovendo as cirurgias de castração. Os tutores interessados em se inscrever para castrar seus animais de estimação devem acessar o site da Prefeitura de João Pessoa, na aba Destaques e preencher as informações. As equipes da Diretoria de Bem-Estar Animal entrarão em contato com o tutor próximo à data de realização do procedimento.
Fotografia: Kleide Teixeira