• Sobre
  • Contato
06/11/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Brasil

Seis trocas ministeriais anunciadas por Bolsonaro são oficializadas no Diário Oficial da União

30 de março de 2021
em Brasil, Destaque2, Notícias, Política
Tempo de leitura: 4 mins de leitura
A A
Bolsonaro visitará Campina Grande nesta sexta-feira

A reforma ministerial que o presidente Jair Bolsonaro realizou na segunda-feira (29), onde trocou o comando de seis ministros do governo, foi oficializada nesta terça (30), com a publicação no “Diário Oficial da União” (DOU).

As alterações incluíram a mudança na gestão do Ministério da Defesa, ao qual estão vinculadas as Forças Armadas. Os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica chegaram a se reunir no fim da tarde de segunda-feira para avaliar o cenário para os militares. Uma nova reunião dos chefes das três forças deverá ocorrer nesta terça.

Confira as mudanças no comando das seis pastas:

  • Na Casa Civil da Presidência da República sai o general da reserva Braga Netto, que será transferido para o Ministério da Defesa. Quem assume é o general da reserva Luiz Eduardo Ramos, atual ministro da Secretaria de Governo.
  • No Ministério da Justiça e Segurança Pública, o atual gestor, André Mendonça, será transferido para a Advocacia-Geral da União (AGU). O comando da pasta ficará para o delegado da Polícia Federal Anderson Torres, atual secretário de Segurança Pública do Distrito Federal.
  • No Ministério da Defesa, o general da reserva Fernando Azevedo e Silva deixa o cargo e dará lugar ao general da reserva Walter Souza Braga Netto, atual chefe da Casa Civil.
  • No Ministério das Relações Exteriores, o embaixador Carlos Alberto Franco França, diplomata de carreira que estava na assessoria especial da Presidência da República assume a gestão. Quem sai é o embaixador Ernesto Araújo.
  • Na Secretaria de Governo da Presidência, entra a deputada federal Flávia Arruda (PL-DF), enquanto o general da reserva Luiz Eduardo Ramos deixa o comando, sendo transferido para a Casa Civil.
  • Na Advocacia-geral da União, José Levi, procurador da Fazenda Nacional sai para que André Mendonça, que já chefiou a AGU no início do governo e está atualmente no Ministério da Justiça, volte a administrar a pasta.

Como só era esperada a substituição de Ernesto Araújo, a dimensão da reforma ministerial surpreendeu. Entretanto, Bolsonaro aproveitou a saída de Araújo para realizar uma mudança maior. O governo atualmente tem 22 ministérios – a independência do Banco Central aprovada pelo Congresso fez com que a instituição deixasse de ser contabilizada nessa lista.

A primeira troca confirmada nesta segunda foi justamente a de Ernesto Araújo. Criticado por sua atuação durante a pandemia, o chanceler teve a demissão pedida por deputados e senadores e, no domingo (28), sacramentou sua saída após um atrito com a senadora Kátia Abreu (PP-TO).

O ministro se reuniu com assessores próximos no fim da manhã e apresentou o pedido ao presidente Bolsonaro, segundo apurou a TV Globo. A confirmação oficial e o nome de Carlos Alberto Franco França como substituto, no entanto, só saíram no fim da tarde.

À tarde, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, emitiu nota oficial para informar que deixaria o cargo. O comunicado não informou motivo e nem substituto, mas Azevedo e Silva foi demitido pelo presidente Jair Bolsonaro, informou o blog da jornalista Andréia Sadi.

O pedido de demissão de José Levi do comando da AGU foi confirmado no fim da tarde, minutos antes da nota oficial do Planalto com a íntegra da reforma ministerial.

O blog no G1do jornalista Valdo Cruz, da GloboNews, também já havia antecipado os nomes de Braga Netto no Ministério da Defesa, de Anderson Torres na pasta de Justiça e Segurança e de André Mendonça na AGU. As mudanças foram confirmadas pelo Planalto na nota oficial.

Para a substituição de Ernesto Araújo, ao longo do dia, o principal cotado era o atual embaixador do Brasil na França, Luís Fernando Serra. O nome era defendido por bolsonaristas, como informou o blog de Andréia Sadi, mas o governo optou por um diplomata de perfil mais discreto, promovido a embaixador há menos de dois anos.

G1

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Prefeitura de João Pessoa continuará focada na aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 nesta terça

Próxima Matéria

Será votado nesta terça relatório do Vice-Presidente Veneziano que garante auxílio e recursos para o setor cultural em 2021

Matérias Relacionadas

Prefeitura conclui, nesta quinta, os pagamentos de setembro e outubro dos servidores da Saúde
Política

Prefeitura conclui, nesta quinta, os pagamentos de setembro e outubro dos servidores da Saúde

6 de novembro de 2025
Licença-paternidade ampliada já é realidade em Campina Grande há 13 anos, fruto da atuação de Olimpio Oliveira
Política

Licença-paternidade ampliada já é realidade em Campina Grande há 13 anos, fruto da atuação de Olimpio Oliveira

6 de novembro de 2025
Prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena aposta em reestruturação do MDB no estado e sinaliza migração de aliados para o partido
Política

Prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena aposta em reestruturação do MDB no estado e sinaliza migração de aliados para o partido

3 de novembro de 2025
Próxima Matéria
Veneziano cobra celeridade no pagamento do auxílio em sessão de promulgação da PEC Emergencial

Será votado nesta terça relatório do Vice-Presidente Veneziano que garante auxílio e recursos para o setor cultural em 2021

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio