A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Operacional de Resposta Rápida, iniciou nessa segunda-feira (08) a Qualificação do Banco do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) para servidores que trabalham com o sistema nos 48 municípios com maior ocorrência de óbitos na Paraíba.
O curso, de 40 horas, ocorre até a próxima sexta-feira (12), no Hotel Litoral, na praia do Cabo Branco, em João Pessoa, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30.
De acordo com a chefe do Núcleo dos Sistemas de Informação da SES, Josefa Ângela Pontes de Aquino, o maior objetivo da qualificação é otimizar os dados, com todas as suas especificações. “A partir desses dados, serão subsidiadas políticas públicas de saúde voltadas às necessidades da população”, explicou.
O SIM é um sistema de vigilância epidemiológica nacional, cujo objetivo é captar dados sobre os óbitos do país, a fim de fornecer informações sobre mortalidade para todas as instâncias do sistema de saúde.
Desenvolvido pelo Ministério da Saúde em 1975, é um patrimônio nacional, visto que possui informações fundamentais para que possamos conhecer os aspectos referentes à mortalidade no Brasil e às causas de adoecimento que levaram ao óbito.
Gov. PB.