Com o objetivo de prevenir o estelionato, foi sancionada pelo governador João Azevêdo (PSB) a lei nº 12.221, que determina a realização permanente, por parte de bancos e instituições financeiras, de campanhas de conscientização e combate a golpes financeiros praticado contra idosos.
De acordo com a matéria, os bancos e instituições devem promover ações de proteção e prestação de auxílio às vítimas, além de divulgar como funcionam os principais golpes praticados atualmente e como é possível se prevenir deles. Além disso, a instituição deverá dar todo o suporte necessário à vítima, caso o golpe se concretize.
O principal golpe praticado contra a pessoa idosa no Brasil é o dos empréstimos consignados. Somente em 2022, foram 57.824 queixas registradas pelos Procons do país. Criminosos ainda realizam golpes com cartões de crédito e compras por delivery. Os golpistas conseguem os dados da vítima pela internet ou por meio de vazamento de informações da Previdência Social para praticar os crimes.