Após o governador João Azevêdo anunciar filiação ao Cidadania, a executiva nacional do Partido dos Trabalhadores já deu o aval para a sigla petista na Paraíba romper com a gestão de João. De acordo com o presidente da legenda na Paraíba, o polêmico Jackson Macêdo, a nova legenda de João não se alinha aos partidos do campo progressista, composto também por PSB, PDT, Rede e PC do B.
O caminho, no entanto, parece não ser o mesmo a ser adotado por outras legendas tidas como de esquerda locais.
O presidente do diretório estadual da Rede, Gerson Vasconcelos, afirmou que o partido vai se reunir ainda nesta semana e deve colocar a discussão em pauta. Mas, adiantou que não deve mudar o comportamento diante do cenário atual.
A presidente do PMN Paraíba, Lídia Moura, disse que não há alteração, mesmo com a mudança estabelecida pelo governador. Já a presidente do PCdoB, Gregória Benário, acredita que a sigla manterá alinhada com Azevêdo, mas impôs uma condição: de que o governador siga em oposição ao Governo Bolsonaro. Mesmo assim, há um encontro marcado entre o partido e o governador, onde também será discutida a aliança política.
A decisão do governador João Azevêdo em se filiar ao Cidadania não afetou, ao menos agora, a manutenção das alianças com a maioria dos partidos do chamado “campo democrático”, como Rede Sustentabilidade, PMN e PCdoB. A exceção é Partido dos Trabalhadores, que já recebeu o aval da executiva nacional para romper com a gestão estadual.
Da redação com informações do Mais PB