O governo de Pernambuco autorizou, na última sexta-feira (06), a abertura de licitação que deve repassar três rodovias estaduais para a iniciativa privada – PE-050, PE-060 e PE-090 – abrindo a possibilidade para a cobrança de pedágio.
A mudança deve afetar o bolso dos viajantes da cidade de Campina Grande com destino à Região Metropolitana de Recife, visto que a PE-090 é um dos trechos mais comuns para se chegar à capital pernambucana, fazendo ainda ligação do município de Carpina ao município de Toritama.
Os paraibanos que gostam de passar a folga em Porto de Galinhas também podem ser alvos da cobrança do pedágio. Saindo da Rainha da Borborema, o caminho passa pela PE-050, que liga Vitória de Santo Antão ao município de Limoeiro. Com relação a PE-060 que liga o Cabo de Santo Agostinho a São José da Coroa Grande, só devem ser cobrados aqueles que saírem de Porto de Galinhas com destino ao estado de Alagoas.
De acordo com a Secretaria de Planejamento de Pernambuco, o sistema rodoviário contemplado com a privatização atravessa 21 municípios com população de aproximadamente 1 milhão de habitantes.
Ainda não se sabe o valor a ser cobrado no pedágio pois dependerá do processo de licitação. A concessão será válida pelo período de 30 anos.
“Nesse período, a empresa que vencer a licitação será responsável por realizar melhorias na malha viária, promover a manutenção e administrar essas vias. Ao fim dos 30 anos, o Estado retoma o direito sobre a gestão do bem previamente concedido”, afirmou a secretaria em nota.