O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Valdiney Gouveia, concedeu entrevista nessa sexta-feira (17) aos jornalistas Marcos Vital e Aline Lins, no programa ‘UFPB em Dia’, da TV UFPB. Na oportunidade, ele anunciou a elaboração de concursos para professores substitutos e efetivos.
Durante sua participação, o Reitor revelou a aprovação de uma portaria que estabelece orientações e procedimentos para prevenção ao nepotismo no âmbito da UFPB e também anunciou novidades sobre concursos públicos.
Com relação à prevenção ao nepotismo na UFPB, o professor Valdiney esclareceu que o documento foi aprovado pelo Comitê de Governança, Controle Interno e Gestão de Riscos (Comgov) da UFPB e entrará em vigor imediatamente após a sua publicação. “Nós precisamos tratar a coisa pública como sendo realmente pública, e o Comgov dá uma imensa contribuição para que estejamos no rumo certo, com impessoalidade e transparência”, disse.
Já no que se refere a concursos públicos, o Reitor afirmou, sobre o certame para técnicos-administrativos em andamento (Edital nº 53/2022), que os resultados finais deverão ser divulgados em abril, com a convocação prevista para o mês de julho deste ano. Há, também, previsão de três editais para professores visitantes em 2023, além de outras seleções para docentes substitutos e efetivos.
“Nós temos a previsão de concursos, na área técnica, ainda esse ano, elaborar um segundo curso (…) para que aconteça esse ano. Nós também temos previsão, no aspecto dos professores docentes, para o mês de abril vagas para professores substitutos, para professores visitantes. E no mês de julho (…) teremos vagas para professores efetivos (…) posso assegurar, sim, que teremos bastante vagas”, falou o reitor da UFPB.