O ministro da Educação Victor Godoy anunciou pelas redes sociais o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano, após a prova ter início às 13h30. Os estudantes terão de escrever sobre “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.
No ano passado, o tema da redação foi “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Em 2020, o tema escolhido pelo Inep foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, na versão impressa; e “O desafio de diminuir a desigualdade entre regiões no Brasil”, na digital.
A prova de redação do Enem exige dos candidatos a produção de um texto dissertativo-argumentativo. Os temas costumam abordar questões sociais, tecnológicas, culturais ou políticas.
A correção da redação envolve cinco competências, cada uma com pontuação máxima de 200 pontos: domínio da escrita formal da língua portuguesa; compreender o tema e não fugir do que é proposto; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e respeito aos direitos humanos.
De O Globo