O deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) foi eleito nesta quarta-feira (1º), por unanimidade, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para o primeiro e segundo biênio. Um de seus projetos à frente da Casa é a construção de um novo anexo, em suas palavras, um “plenário-auditório” para comportar solenidades, visto que o atual prédio não oferece mais o conforto necessário para receber grandes eventos.
Adriano destaca a falta de estrutura do atual plenário da ALPB para abrigar sessões públicas, a exemplo da posse acontecida nesta quarta, e a dificuldade para acomodar o grande quantitativo de pessoas, entre parlamentares, servidores, familiares e imprensa presentes nessas ocasiões.
“A gente quer construir um plenário que possa receber as pessoas de forma confortável. Hoje [na cerimônia de posse] foi desconfortável para os convidados, os familiares dos deputados ficaram ‘imprensados’, não cabia ninguém. Muitos foram desconvidados, não estimulei a presença de ninguém pois sei que as condições da Casa não comportam a quantidade de pessoas”, destacou o parlamentar.
O deputado explica que a sede principal do Legislativo paraibano continuará na Praça dos Três Poderes, no Centro de João Pessoa, com a parte administrativa e a presidência da Casa de Epitácio Pessoa. O “plenário-auditório” seria erguido para suportar grandes eventos do legislativo paraibano, como posses, audiências públicas e homenagens.
O projeto do novo anexo é arrastado por algumas gestões da ALPB e já é uma bandeira antiga de Adriano Galdino. Além disso, o presidente do Parlamento estadual ainda projeta a construção de uma nova sede para a creche do legislativo. “Nós estamos conversando com o Governo. Estou trabalhando nesse sentido e, se Deus quiser, quero marcar essa nova gestão deixando esse edifício pronto para melhor servir a Paraíba e os paraibanos”, completou.