A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (EMLUR) disponibiliza à população de João Pessoa o serviço de coletar, em domicílio, resíduos sólidos como mobiliários e equipamentos eletrônicos, evitando o descarte irregular no meio ambiente.
Quem não precisar mais de um armário, uma TV ou um colchão, pode entrar em contato com a EMLUR para que o Cata-Treco recolha os materiais.
O superintendente da EMLUR, Ricardo Veloso, reforça a necessidade de a população estar sensibilizada com a proteção ao meio ambiente, evitando o descarte irregular de resíduos sólidos.
“É comum, em alguns pontos da cidade, haver o descarte de materiais de médio ou grande porte nas ruas ou no entorno de calhas e canais. Quando chove, há obstrução do fluxo de água, o que causa alagamentos. É justamente isto que queremos evitar”, comenta Ricardo Veloso.
O Cata-Treco coleta materiais que podem ser reaproveitados como fogão, sofá ou geladeira e eletrônicos para serem doados. Aquilo que é sem serventia, é encaminhado ao aterro sanitário.
A EMLUR alerta que o descarte de materiais nas ruas é um ato ilícito e punível com multa, conforme o Código de Posturas do Município de João Pessoa. Os agentes de fiscalização estão sempre alerta na cidade para evitar a criação de “pontos de lixo”. O mobiliário deixado nas ruas também pode ocasionar a proliferação de roedores e insetos, prejudicando a saúde da população.
Acesso – Para solicitar o serviço do Cata-Treco, a população pode entrar em contato com a EMLUR pelos telefones 0800 083 2425, 3214-7628, 3214-7644 e 3214-7660. O contato também pode ser feito pelo programa Prefeitura Conectada, por meio do link https://joaopessoa.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=10.