Durante todo o mês de janeiro, além de atrair grandes festivais de música com artistas renomados e de ser destaque em programas televisivos, Cabedelo também será animada por jogos de diversas modalidades, venda de artesanatos, apresentação de grupos folclóricos e artistas locais.
A Prefeitura Municipal está promovendo o “Verão em Cabedelo”, que acontece na Praia do Dique aos sábados e domingos. O evento contempla o “Sunset Dique Line”, promovido pela Secretaria de Cultura de Cabedelo (Secult) – montado lado da Praça do Sol – e que reúne uma programação diversificada que envolve muita música, artesanato e gastronomia local.
Ainda dentro da programação do “Verão em Cabedelo”, acontecem os “Jogos de Verão 2025”, promovidos pela Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Cabedelo (Sejel), com a realização de torneios nas modalidades de Beach Soccer, Duathlon (Natação no Mar e Corrida), Baleado e Futevôlei.
Paralelo às competições, o público infantil também pode desfrutar de um Espaço kids com vários brinquedos infláveis, praça de alimentação, atividades inclusivas, feira de artesanato local e aulas de dança.
A iniciativa é totalmente gratuita e aberta ao público permitindo que moradores e visitantes vivenciem o melhor da cultura e do lazer local em um cenário encantador e uma infraestrutura diferenciada. O “Verão em Cabedelo” volta a acontecer no próximo sábado (18), com a competição de Duathlon dos “Jogos de Verão”, pela manha. Enquanto no “Sunset Dique Line”, as atividades terão início sempre a partir das 14h.
“Este período é perfeito e convidativo para se ‘viver Cabedelo’ e aproveitar todos os atrativos da Capital do Verão Brasileiro. As ações promovidas pela Prefeitura também oferecem uma vasta programação com esporte, cultura e muita diversão. Desde a gestão passada que a nossa cidade vem se preparando para esse turismo crescente e nós pretendemos dar continuidade a tudo isso com investimentos que fomentam o turismo e fortalecem a economia local”, ressaltou o prefeito André Coutinho.
Sunset Dique Line – Durante o primeiro final de semana, o Sunset Dique Line contou as participações do projeto Remexer da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e Diversidade Humana de Cabedelo (SPPMDH) e do grupo de cultura popular Catarina. As tardes foram animadas musicalmente pelos grupos Um de nós, um pocket show com Vitor Black e Amanda Cavalcanti, toda a performance do DJ Eric Furni, o som autoral da banda de reggae Digzin e ainda o agito do grupo Pagode Vai dar Resenha.
Jogos de Verão – A competição que deu início aos Jogos de Verão foi o torneio de Beach Soccer, no qual 4 equipes se enfrentaram disputando troféus e medalhas, numa arena montada especialmente para o evento. Cerca de 50 atletas participaram do torneio pelas equipes Beira Mar, Milan, Monte Castelo e Real Madrid. E o Monte Castelo se sagrou campeão vencendo o time da Beira Mar pelo placar de 7×4 na grande final.
Espaço inclusivo – Durante os sábados, a Secretaria da Pessoa com Deficiência (SPcD) de Cabedelo, em parceria com a Assessoria e Consultoria para Inclusão Social (AC Social) de João Pessoa, também está promovendo os momentos de praia acessível, com espaço inclusivo, banho de mar, passeios de caiaque, disputas de vôlei sentado, passeios de catamarã e outras atividades. A iniciativa conta com o apoio irrestrito da vice-prefeita do município, Camila Holanda.
“Me sinto à vontade em falar sobre esse tema porque nós fazemos questão da presença dos PCDs nos eventos do ‘Verão em Cabedelo’. A nossa secretaria e a AC Social já desenvolvem projetos interessantes que dão dignidade a estas pessoas e nós queremos mostrá-las que todos, sem exceção, podem curtir o verão da melhor forma possível. Nós precisamos que, cada vez mais, autistas, cadeirantes, down e todas as pessoas com qualquer deficiência possam se empoderar e ocupar os espaços que qualquer um da nossa sociedade ocupa” ,frisou Camila Holanda.
Velejar – Ainda dentro da programação do Verão em Cabedelo, neste domingo (12), aconteceu a 5ª etapa do projeto Velejar, promovido pela Secretaria de Pesca e Aquicultura de Cabedelo. A disputa envolve embarcações artesanais e seus circuitos são realizados nas praias cabedelenses e também no Rio Paraíba. Neste fim de semana, a corrida aconteceu nas praias Formosa e Areia Dourada.
O Velejar promove, durante o ano inteiro, atividades esportivas integradas à comunidade de pescadores locais, com disputas envolvendo premiação em dinheiro ou apetrechos de pesca para os participantes em todas as etapas.
Turismo em Cabedelo – O fluxo de turistas na cidade de Cabedelo tem sido crescente nos últimos anos e a expectativa, tanto do poder público como também da população e dos turistas, é de que cidade esteja cada vez mais preparada, equipada e receptiva para todos. Por isso, a atual gestão também pretende dar continuidade às ações e investimentos que garantiram melhorias na acessibilidade, mobilidade urbana, capacitação do comércio e infraestrutura da cidade nos últimos anos.
“A cidade vem mesmo se preparando ao longo destes anos e nós estamos vivenciando um momento ímpar na história do nosso município. Basta observar toda movimentação nas nossas praias e agora também neste espaço maravilhoso que é o Dique de Cabedelo. Nossa cidade é de fato a Capital do Verão Brasileiro e a estimativa que fazemos é que cerca de 1 milhão de pessoas circulem por nossa Cabedelo, desde o mês de dezembro até o final do carnaval. E isso é uma coisa extraordinária”, destacou Haenell Farias, secretário de Turismo de Cabedelo.
Encantados com Cabedelo, os turistas confirmam com entusiasmo o quão a cidade tem chamado atenção. A técnica de enfermagem Aline Kelly da cidade do Crato, no Ceará, veio veranear na cidade com toda sua família.
“Aqui encontramos o cenário perfeito para as nossas férias e para uma viagem em família. Cabedelo tem atrações para todos os gostos e pra todas as idades. Quem quer tranquilidade e uma praia tranquila tem, quem quer festival de música e badalação tem; quem quer ver grupos culturais tem também. Uma cidadezinha pequena que não fica devendo nada às grandes do mundo. É maravilhoso veranear aqui”, afirmou a cearense.