O Procon de Santa Rita alerta aos consumidores que estejam atentos aos falsos sites de compras. Golpistas estão utilizando o nome de grandes empresas e criam páginas com layout parecido com o das lojas originais. O site chama a atenção por oferecer produtos com preços muito abaixo do que é praticado no mercado.
Um santa-ritense quase foi vítima desse tipo de golpe. Ele procurou o órgão de proteção ao consumidor para realizar a denúncia, e cobrar providências legais para situação. “Eu estava procurando um celular para dá de presente de aniversário para minha esposa e encontrei um site com um preço muito bom. Fiz a compra e preenchi meus dados, mas desconfiei quando pediram para fazer um PIX, e enviar o comprovante para um e-mail que não era no nome da empresa. Felizmente eu não perdi o dinheiro, mas foi um susto”, conta.
Os golpistas usam geralmente o nome similar de uma empresa conhecida com o endereço eletrônico do falso site. Por isso, é importante observar com atenção o endereço eletrônico do estabelecimento antes de fazer qualquer compra virtual.
Antes de tudo, é fundamental verificar se o site é confiável e se tem o cadeado de segurança na barra de endereços. Também é importante verificar se o endereço do site é o oficial, e não uma variação ou um endereço semelhante. O superintendente do Procon de Santa Rita ainda recomendou como forma de prevenção que os consumidores baixem os aplicativos oficiais dos sites.
“No caso deste consumidor de Santa Rita, ele entrou no site que usava o layout similar ao da empresa Magalu, mas na verdade era uma empresa cadastrada na Receita Federal como Magaiu. Estamos encaminhando este caso para ser investigado através da Polícia Civil na delegacia especializada”, explicou o superintendente do Procon, Helton Renê.
Além disso, é preciso ficar atento a ofertas muito boas para ser verdade e a sites que pedem informações pessoais e financeiras em excesso. “Não forneça mais informações do que o necessário para a compra, e sempre desconfie de ofertas muito vantajosas”, são orientações do órgão.
Com essas dicas simples, é possível evitar cair em golpes virtuais e garantir a segurança das compras online. É importante lembrar que o Procon está à disposição dos consumidores para denúncias e orientações pelo contato (83) 98654-7512. A sede do órgão municipal fica localizada na Rua Senador José Américo de Almeida, nº 80 – Centro, com atendimento das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira.