Foi inaugurado nessa segunda-feira (24) o Museu da Cannabis do Brasil, primeiro museu do país sobre a história da erva, na cidade de João Pessoa, na Paraíba. A iniciativa é da Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (Abrace), uma organização não governamental (ONG) paraibana que produz e defende o uso medicinal da maconha no Brasil.
O museu foi instalado no Parque Solon de Lucena, ao lado da sede da Abrace. No local, estão expostas histórias pouco conhecidas sobre a planta, como a utilização dela enquanto matéria-prima para fabricação de objetos como corda, concreto, fio, tecido e papel.
Cassiano Gomes, atual presidente e um dos fundadores da entidade, explicou que “livros como a Bíblia e as constituições já foram impressos com papel de maconha”.
O acervo do espaço inclui relíquias, jornais antigos, capas de filmes, revistas e alguns equipamentos que costumavam ser utilizados na produção do cânhamo (uma variedade da cannabis). O local também contará com uma área de projeção 3D.
Ainda de acordo com Cassiano, o museu tem o objetivo de contar mais a história da planta e falar dos benefícios medicinais da cannabis.
“A história é uma das coisas mais importantes da humanidade. Então é um aparelho histórico, educacional, de alta qualidade”.
O museu será aberto para visitação a partir da próxima segunda-feira (1º). Uma taxa para os visitantes será cobrada, mas o valor da entrada ainda não foi definido.
Redação com g1 Paraíba