Um caso suspeito de febre amarela foi identificado em João Pessoa nesta segunda-feira (29) e está sob investigação. Segundo informações do secretário de Saúde do município, Adalberto Fulgêncio, o paciente tem 28 anos e viajou para São Paulo em dezembro. Ele deu entrada na UPA Oceania, no bairro de Manaíra, com sintomas característicos da doença.
Ainda conforme Fulgêncio, o paciente é natural de João Pessoa e viajou para o estado de São Paulo, região de risco para a doença, no mês passado. O estudante viajou sem tomar a vacina, e voltou para a Paraíba na semana passada. Na sexta-feira (26), ele foi à UPA com sintomas leves, e foi liberado em seguida. Ele retornou à unidade no domingo (28) apresentando sintomas hepáticos, dores e febre alta.
“Ele passou pelos procedimentos padrões na UPA e teve o sangue coletado para realização de exames”, disse o secretário. De acordo com o secretário, o diagnóstico que aponta febre amarela não está confirmado e não há motivo para preocupações no momento. “Pode ser um caso de dengue, por exemplo, já que os sintomas são muito semelhantes. Estamos fazendo apenas o processo indicado pelo Ministério da Saúde”, afirmou.
O estudante foi transferido para o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). De acordo com informações do hospital, o paciente está isolado e em observação no setor de Doenças Infecto-parasitárias. Não há previsão para a divulgação dos resultados dos exames.
Com informações do Jornal da Paraíba