A Prefeitura de João Pessoa e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na Paraíba vão fortalecer parceria institucional em torno de ações prioritárias conjuntas e de intervenções propostas pelo Município com o objetivo de revitalizar o Centro Histórico.
O compromisso foi firmado, nesta sexta-feira (21), durante reunião entre o secretário de Planejamento da Capital, José William, e o novo superintendente substituto do Iphan, Emanuel Braga.
O encontro aconteceu na sede da Seplan, no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria. Participaram também a chefe substituta da Divisão Técnica do Iphan, Fernanda Braz, o secretário executivo da Seplan, Airton Falcão, o diretor de Planejamento e Urbanismo, Marcos Nóbrega, e o diretor de Convênios, Roberto Rodrigues.
O secretário José William destacou a importância da manutenção do bom relacionamento institucional entre o Município e todos os órgãos de proteção e defesa do patrimônio histórico. Ele aproveitou a ocasião para saudar os novos dirigentes do Iphan no Estado e colocar à disposição o corpo técnico da Seplan para o trabalho conjunto em torno dos projetos.
“É importante intensificarmos essa parceria com o Iphan e trabalharmos juntos para superar entraves burocráticos e outros eventuais obstáculos. Tudo deve ser feito seguindo a legislação e as normas técnicas, bem como respeitando as atribuições legais e institucionais de cada um. É uma união de forças para o bem da cidade”, comentou José William.
O novo superintendente do Iphan observou, por sua vez, que “é do interesse do Iphan trabalhar com as instituições e entidades parceiras que têm preocupação com a situação do Centro Histórico”. E que é importante também, na sua opinião, reconhecer que Prefeitura tem tido iniciativas pontuais importantes na área central de João Pessoa.
“A recuperação do Conventinho, com obras em andamento, é um exemplo disso, além de outros projetos ora sob nossa análise. Gostaria de parabenizar a atual gestão municipal por esse trabalho importante para que possamos fazer o nosso Centro Histórico de novo vivo e pulsante”, afirmou Emanuel Braga.
Na reunião, ficou acordado que representantes da Prefeitura de João Pessoa e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional se reunirão com mais frequência para agilizar a análise e liberação de projetos de recuperação de prédios históricos antigos, como a antiga Alfândega, além de programas como o ‘Vias de Acesso’, e de construção habitacional na antiga Proserv, cuja área já foi desapropriada pelo Município.
Fotografia: Natan Pedroza.