Passados os dez primeiros dias da festa d’O Maior São João do Mundo, o posto de saúde da Prefeitura de Campina Grande realizou 327 atendimentos médicos. A maior parte das ocorrências foi com o público feminino e a maioria dos casos foi de baixa gravidade. Apenas 22 pessoas precisaram de transferência para unidades hospitalares, o que representa somente 7% do total de pessoas socorridas.
O dia com o maior número de atendimentos foi o sábado, 10, quando 62 pessoas foram socorridas. A maioria dos casos é de excesso de ingestão de álcool, quedas da própria altura ou questões clínicas como oscilação da pressão arterial. No geral, o público feminino é o mais atendido, já que foram 196 pacientes mulheres e 131 homens.
“Já estamos com um terço da festa decorrida e a média é de cerca de 30 atendimentos por noite, o que é bastante inferior aos anos anteriores. Isto é bastante positivo, pois significa dizer que estamos tendo uma festa cada vez mais segura”, avaliou o secretário de Saúde, o médico Gilney Porto.
O posto de saúde, que fica na arena principal do Parque do Povo, tem doze leitos de enfermaria e um leito de UTI, com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem todas as noites. A unidade é um pronto-socorro avançado e dispõe até de desfibrilador para casos graves.
São mais de oitenta profissionais atuando pela Secretaria Municipal de Saúde na festa. Além disso, quatro ambulâncias ficam mobilizadas em pontos estratégicos, assim como maqueiros volantes para realizar o atendimento de forma móvel em qualquer espaço da festa.
Nos distritos de Galante e São José da Mata, bem como nos locais de fessividades a exemplo da Vila Sítio São João, Namoradrilha e Beijadrilha, as equipes da Saúde estão presentes com ambulâncias do programa Saúde de Verdade e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).
A rede hospitalar de assistência foi montada com o Complexo Hospitalar Municipal Pedro I sendo a referência de atendimento clínico, as duas Unidades de Pronto Atendimento para suporte e o Hospital de Trauma e Emergência para os casos de acidentes. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) foi preparado para realizar os atendimentos de emergência e resgate. Nos distritos de Galante e São José da Mata, as festas serão atendidas com ambulâncias de prontidão para os casos necessários.
As equipes de Vigilância em Saúde também estão fazendo testagens de Influenza e covid-19 no aeroporto João Suassuna, nos terminais rodoviários e na Vila Sítio São João. Além disso, a Gerência de Vigilância Sanitária está dentro do Parque do Povo para promover orientação e fiscalização. As ações da Gevisa também acontecem nos bares, restaurantes, hotéis e espaços públicos da cidade.
Outras ações também estão sendo desenvolvidas como a campanha “Forró de Zé Gotinha”, de imunização, a campanha “Quebre o Ciclo do Fumo”, de conscientização sobre o tabagismo na festa, com foco no cigarro eletrônico, e a campanha “Sem camisinha, sem xenhenhém”, de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Codecom.