Em reunião com o gerente executivo da agência de Campina Grande do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Marcos Vinicius, nesta segunda-feira (18), o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, assinou um acordo de cooperação em que a Prefeitura terá permissão para requerer os benefícios para a população.
Para Nabor Wanderley, essa ferramenta vai facilitar o acesso das pessoas às informações necessárias e dar maior celeridade aos requerimentos. “Nós temos uma pendência muito grande de pessoas requerendo benefícios, então dentro desse acordo de parceria nós vamos implementar, na estrutura da Prefeitura e de preferência nos CRAS, pessoas para que possam atender a população patoense, para que possam fazer os requerimentos dos seus benefícios. Com isso quem ganha é a população, na medida que órgãos importantes como o INSS e a Prefeitura se unem no acordo de cooperação com o intuito maior de beneficiar e facilitar o acesso aos serviços oferecidos por esses órgãos”, enfatizou Nabor.
Conforme explicou Marcus Vinicius, o acorde de cooperação é “uma ferramenta que o INSS coloca à disposição do município para que ele possa requerer os benefícios para os seus munícipes. Então, a própria prefeitura vai poder fazer o requerimento em auxílio àquele cidadão, como por exemplo, fazer o requerimento de um BPC à pessoa com deficiência, fazer o requerimento de um BPC para a pessoa idosa, ou um antigo auxílio à doença que hoje chamamos de benefício por incapacidade temporária, aposentadorias, enfim, a grande maioria dos serviços, inclusive serviços de manutenção para aquelas pessoas que já recebem, como por exemplo, a alteração do local de pagamento, do domicílio daquela pessoa no cadastro do INSS”.
Importante destacar que os serviços só estarão disponíveis pela Prefeitura, após a equipe passar por um treinamento junto ao INSS e a estruturação de um local para atender a população. A expectativa é que o mais breve possível a população patoense já possa requerer os benefícios por meio da prefeitura.