Para conter os gastos, a Prefeitura de Mamanguape, no Litoral Norte da Paraíba, irá reduzir, conforme decreto publicado nessa segunda-feira (02), os salários da prefeita, vice-prefeito e demais membros do alto escalão, além de suspender novas nomeações e gratificações. A medida é justificada pela queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Outra decisão tomada foi o cancelamento da festa de emancipação política da cidade, que deveria acontecer no próximo dia 24. O anúncio foi feito pela prefeita Eunice Pessoa (PSB), por meio de suas redes sociais.
“Não vamos ter a festa de emancipação da cidade por conta de despesas. Estamos tendo uma redução de receitas frequentemente. Então queria anunciar que nós não vamos ter festa esse ano”, declarou a gestora.
“Tivemos que reduzir o nosso próprio salário, do vice-prefeito e tantas outras contenções, como combustível, como alimentação, tudo o que pudemos conter para poder mantermos a máquina funcionando. Não é muito simples, não é muito fácil, mas eu peço que as pessoas entendam”, acrescentou.
Além da queda de repasses no FPM, a prefeita também argumentou que houve a queda na arrecadação de ICMS e “bloqueios de demandas judiciais”, oriundas, segundo Eunice, de gestões anteriores.
“Esperamos que o Governo Federal tome medidas satisfatórias que venha a sanar esses problemas para dar continuidade aquilo que a gente tanto gosta de fazer, que é fazer pela nossa cidade”, concluiu.