A Prefeitura de Conde, através da Secretaria de Agropecuária e Pesca (SAP), lançou, nessa segunda-feira (30), durante solenidade no Núcleo de Cultura, o Programa de Melhoramento e Desenvolvimento do Inhame no município. O evento contou com a presença da prefeita Karla Pimentel, produtores rurais e representantes de diversas instituições que participarão do projeto. Veja vídeo clicando AQUI.
“O Programa fomentará a produção de inhame com melhor qualidade e, consequentemente, com mais condição de competir no mercado global do tubérculo. Produtores rurais e instituições especializadas na produção rural de abrangências estadual, nacional e internacional, discutirão e aplicarão soluções para os desafios do cultivo e da comercialização do inhame”, afirmou Vinícius Pedroza, secretário de Agropecuária e Pesca de Conde.
Segundo a prefeita Karla Pimentel, a iniciativa é pioneira. “A ciência vai nos ajudar a desenvolver nossa produção de inhame”, pontuou. “É um programa de longo prazo que começará pelo diagnóstico da nossa realidade. Precisamos identificar deficiências e atuar para melhorar nosso produto e sua comercialização”, acrescentou.
O programa será conduzido por uma equipe técnica da Secretaria de Agropecuária e Pesca (SAP) que estabeleceu parceria entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB); a University of Flórida; o International Institute of Tropical Agriculture (IITA); a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido; a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão, Assistência e Extensão Rural (Empaer); o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faepa/Senar); a Organização das Cooperativas do Brasil na Paraiba (OCB/PB); e o agricultores da cidade.
“Uma das metas do Programa é desenvolver um modelo de produção de sementes de inhame com alto padrão sanitário através de pesquisas científicas da UFPB, da University of Flórida e do IITA”, destacou o mestre em engenharia agrônoma e doutorando em agronomia, Antônio Pereira dos Anjos Neto.
A prefeita concluiu falando da importância da união dos presentes (agricultores e representantes das instituições privadas e públicas) em função do desenvolvimento agrário do Conde. “A gente se completa”, disse.
Também participaram do evento os vereadores Luzimar Nunes (presidente da Câmara), Daniel Júnior e Moizinho.