Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) atingiu alto nível de complexidade tecnológica sendo referência para todo o Brasil. As principais ações de 2022 foram: redução da tarifa do transporte público; proposta de reformulação do sistema de transportes; consolidação do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (Neat); trabalho integrado de fiscalização, educação e sinalização de trânsito; criação da ferramenta JU.LI.A.; implantação de onda verde em diversas ruas da cidade, dentre outras.
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da STTP, realizou diversas ações para garantir mobilidade e segurança viária para a população neste ano de 2022. Todo o trabalho da STTP é realizado com base no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), no conceito de Visão Zero (nenhuma morte no trânsito é aceitável) e sistema seguro (os equipamentos no sistema viário devem ser projetados para evitar acidentes e garantir mobilidade).
Redução da tarifa do transporte público
No que tange ao transporte público, que transporta cerca de 1.700.000 passageiros circulantes mensalmente, a redução da tarifa pública e a proposta de reformulação do sistema são os aspectos mais relevantes.
Ainda no mês de janeiro de 2022, o Prefeito Bruno Cunha Lima propôs em reunião do Conselho Municipal de Transporte Público (Comutp) a redução do valor da tarifa. Aprovado pelo Conselho, o valor caiu de R$ 3,90 para R$ 3,77 – o mesmo preço de três anos atrás. Além disso, a Prefeitura passa a garantir a gratuidade da passagem para as pessoas com deficiência (PCD) e acompanhantes.
Reformulação do sistema de transportes
O sistema de transporte público de Campina Grande é o mesmo há quarenta anos e já não mais atende à complexidade da cidade que cresce a cada dia. Desta maneira, a Prefeitura, por meio da STTP, está propondo uma grande reformulação do sistema de transporte.
A proposta foi apresentada à população em audiências públicas na Câmara Municipal, no Complexo Aluízio Campos, nas Malvinas e no José Pinheiro.
Em linhas gerais pretende-se descentralizar as linhas, possibilitando que os ônibus transitem entre os bairros, diminuindo o tempo e a quilometragem das linhas. A reformulação deve ser implantada neste ano de 2023 e já passou por todos os trâmites. Neste momento, o projeto ser encontra com as empresas que têm a concessão das linhas para que elas observem o planejamento e indiquem possíveis ajustes.
Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (Neat)
Em 2022, o Neat, idealizado e coordenado pela prefeitura, por meio da STTP, consolidou-se com órgão responsável por identificar causas e propor medidas rápidas e eficazes para evitar que acidentes e mortes no trânsito se repitam. O Núcleo conta hoje com o sistema Business Inteligence (B.I.), aberto ao público no site da STTP, que tabula os dados de acidentes e de transporte público em tempo real.
O Núcleo foi reconhecido nacionalmente no Prêmio Senatran. Além disso, a STTP recebeu a moeda institucional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) pelas parcerias ao longo do ano e foi agraciada com a Comenda Fátima Lopes, da Ordem dos Advogados do Brasil, pelo trabalho em prol da vida neste 2022.
Trânsito e sinalização
A STTP intensificou e diversificou as formas de fiscalização de trânsito e aumentou as ações para garantir mobilidade e fluidez nas vias da cidade. Os Agentes de Trânsito se revezam 24h para atender ocorrências diversas. Vale salientar que os profissionais também atuaram durante todo ano, garantindo segurança viária em eventos de grande porte, a exemplo do Carnaval da Paz, Maior São João do Mundo e Natal Iluminado.
O trabalho de fiscalização de trânsito é desenvolvido com apoio do monitoramento por câmeras e do Drone Carcará, os quais identificam pontos de congestionamentos e conflitos, possibilitando que os agentes cheguem aos locais de ocorrências com mais rapidez e eficiência.
Vale salientar que as ações de trânsito são diretamente ligadas ao setor de Sinalização que, a partir das indicações do Neat, implantou ou recuperou cerca de 1.400 placas e realizou serviços de sinalização vertical e horizontal a partir de mais de 1.000 ordens de serviço. Foram 32 mil metros quadrados pintados de tinta, reforçando a sinalização da cidade – um trabalho que chega a todas as regiões da cidade, desde o Centro até os bairros mais afastados.
Divisão de Educação (DET)
A DET realizou 402 ações educativas, envolvendo um público de aproximadamente 60 mil pessoas nos mais diversos segmentos da sociedade. Salienta-se a execução de trabalhos através de apoio informativo, a exemplo de mudanças de sinalização, e, ainda, a execução de 11 projetos destinados à educação de crianças do infantil ao ensino fundamental. Nesse sentido, as escolas públicas municipais, cerca de 82 instituições e aproximadamente 15 mil alunos, foram engajadas nessas ações.
Entre as mais diversas demandas vinculadas às instituições de ensino, destaca-se o Projeto Educa, que tem o objetivo de educar para o trânsito de forma transversal, nas escolas do ensino fundamental. Em 2022, 3.613 alunos, entre crianças e jovens, distribuídos em nove escolas municipais, vivenciaram o conhecimento e a prática das regras de trânsito através do programa.
Destacam-se outros projetos de importante abrangência, como Agente Mirim Multiplicador, Trânsito Rural, Olimpíada de Trânsito nas Escolas e o Maio Amarelo.
Piloto Legal
Dentre as ações de educação de trânsito, a STTP oferece o Curso de Pilotagem à população de Campina Grande e região de maneira gratuita, sendo exigido apenas que o interessado seja habilitado na categoria A e leve uma motocicleta para participar da aula prática.
O projeto Piloto Legal já capacitou cerca de 900 motociclistas divididos em 57 turmas, dentre entregadores, membros de motoclubes, soldados do Exército, funcionários de indústrias e os próprios agentes da STTP. Em maio de 2022, foi formada uma turma exclusiva para mulheres.
Tecnologias na gestão do trânsito e dos transportes
Atualmente, todo o trabalho da STTP é assentado em tecnologias digitais para administrar a complexidade da própria autarquia, do sistema de transportes, do trânsito e dos atendimentos realizados pelo órgão.
Monitoramento por câmeras, acompanhamento do transporte público e da quantidade de passageiros em tempo real, B.I., processamento eletrônico de autos de infração e recursos referentes a esses documentos, sistema interno eletrônico de controle de entrada e saída de insumos são algumas das áreas diretamente desenvolvidas e/ou melhoradas pelo uso das tecnologias.
Semafórica e Onda Verde
O Laboratório Especializado em Desenvolvimento Semafórico (LEDS) da STTP é responsável por produzir e realizar a manutenção dos semáforos da cidade. Em 2022, 30 novos controladores de tráfego foram produzidos, com GPS integrado.
“Onda verde” é o termo usado na mobilidade urbana para descrever um sincronismo entre intersecções semaforizadas em um corredor de mão única, garantindo que o condutor saia do primeiro semáforo e chegue ao último, do mesmo corredor, sem interrupções desnecessárias ou frequentes, desde que se mantenha a uma velocidade média de 40 km/h e que não haja obstruções na via.
Locais já favorecidos com o novo equipamento: Av. Floriano Peixoto (Viaduto – Teatro); Av. Floriano Peixoto (Trecho entre A Rua Manoel Sales – Av. Almeida Barreto); Rua Pedro II; Rua Rodrigues Alves; Av. Almeida Barreto; Av. Pedro I (Trecho entre Av. Almeida Barreto e R. Texeira de Freitas).
JU.LI.A
A ferramenta JU.LI.A. (Juntas Livres do Assédio) visa coibir os casos de assédio e importunação sexual nos ônibus que fazem parte do sistema de transporte público coletivo de passageiros de Campina Grande. A ferramenta pode ser acessada no aplicativo da STTP, o MobiCG, que disponibiliza diversos serviços relacionados ao transporte público e ao trabalho da autarquia.
O objetivo da iniciativa é garantir discrição para a vítima de importunação ou assédio, que queira denunciar o crime. A meta é garantir a integridade das passageiras do transporte público. Uma ação desenvolvida pela equipe multidisciplinar da STTP e da Coordenadoria da Mulher.
Atendimento às pessoas com deficiência
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), realizou mais de quinze mil atendimentos a pessoas com deficiência em 2022. Atualmente, na autarquia, são disponibilizados para esse público a emissão de credencial de estacionamento e de carteira de gratuidade para transporte coletivo no município.
Destaca-se ainda que, no caso de solicitação de carteiras para autistas, estes não precisam comparecer à STTP no ato da solicitação. O responsável se apresenta ao setor e, após comprovação da documentação, é feito o agendamento do dia e horário para o registro de foto.