As unidades da Prefeitura de Campina Grande, coordenadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), seguem realizando ações sobre a campanha Novembro Azul. São atividades voltadas para a saúde do homem e que têm, como principal objetivo, a prevenção ao câncer de próstata.
Na última sexta-feira, 10, uma dessas ações foi realizada pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) – Galante, na comunidade Várzea do Arroz, situada na zona rural do Distrito, com a participação de moradores do local. Foi realizada palestra sobre o tema e um momento para perguntas e respostas, com a presença do psicólogo Alexandre Brasil, vinculado à Semas.
Na oportunidade 35 crianças, acompanhadas pelo Cras, também participaram da ação, com desenho e pintura do símbolo da campanha, o ‘laço azul’. Elas participaram ao mesmo tempo em que ouviam dos colaboradores sobre o significado da campanha, uma forma de aprender ainda cedo sobre a importância da prevenção. Houve ainda ações de cortes de cabelo.
Para o palestrante, uma excelente oportunidade para levar conhecimento ao público masculino, que vive na zona rural, já que as informações sobre o tema não chegam com tanta frequência para essas pessoas.
“Entendemos que é importante difundir essas informações para que, cada dia mais, os homens se conscientizem que precisam se cuidar, precisam fazer exames, sem receio e nem preconceitos. Estamos aqui nesse intuito de orientar e estimular esse público e, principalmente, tirar dúvidas sobre o tema”, disse o psicólogo Alexandre Brasil.
Um dos participantes foi o senhor Emanoel Salviano dos Santos, 65 anos, casado e pai de seis filhos. Ele conta que fez o primeiro exame de próstata aos 50 anos. Só voltou a fazer o exame no ano passado e vai repetir no próximo dia 29 deste mês. “Estou me cuidando, pois hoje entendo que é importante realizar o exame de próstata, para manter a minha saúde em dia”, disse o aposentado.
Para a coordenadora do Cras, Cione Nóbrega, o fato de conseguir reunir famílias na zona rural e ainda tratar sobre uma campanha tão importante, complementa ainda mais o trabalho que é realizado de forma diária pela unidade.
“São informações que são trabalhadas durante todo o ano, com o público masculino que é atendido pela unidade, mas que é enfatizada nesse mês de novembro. Estamos, inclusive, envolvendo crianças nessas orientações, principalmente os garotos, porque desde cedo eles vão entendendo as orientações. Em casa vão, de alguma forma, comentar com os pais sobre o que aprenderam e multiplicar essa informação, o que é mais importante”, finalizou.
Outras Ações
Na sexta-feira, 10, também foi realizada ação semelhante no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua – Centro Pop, que funciona na Feira Central de Campina Grande, com roda de conversa em parceria com a equipe da Coordenação LGBTQIA+, sobre a importância do autocuidado para os homens.
E na tarde desta segunda-feira, 13, outra ação sobre a campanha Novembro Azul será realizada na Casa de Acolhimento Irmã Zuleide Porto, no bairro da Prata, para os 21 acolhidos atualmente na unidade.