Em Campina Grande, por meio da Coordenadoria da Mulher, a Prefeitura inicia nesta segunda, 25, a campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, data que marca o Dia Internacional pela Eliminação da Violência de gênero. Até o dia 5 de dezembro, a Coordenadoria da Mulher está com uma campanha através do instagram @coordenadoriadamulhercg que esclarece e orienta a respeito das diversas formas de violência que atingem milhares no Brasil e no mundo.
A campanha também será de modo presencial com o objetivo de levar informações para a população sobre os serviços de acolhimento da Prefeitura de Campina à mulher em situação de violência. Nesta terça-feira,26, as mulheres assistidas pelos serviços da Coordenadoria serão contempladas com o programa Bem-Me-Quero.
O projeto Bem-Me-Quero, cujo objetivo é resgatar a autoestima da mulher, vai promover momentos de autocuidados para as participantes. Entre os serviços oferecidos estão: maquiagem, corte de cabelo, sobrancelhas e unhas. Na parte de saúde serão ofertados encaminhamentos para mamografia e citológico. Também haverá rodas de conversa com esclarecimentos sobre todos os serviços do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) – um dos equipamentos da Coordenadoria da Mulher.
A coordenadora da Mulher em Campina Grande, Talita Lucena, esclareceu que a campanha é mais um reforço para chamar a atenção para os alarmantes índices da violência. “A cada 10 minutos, uma mulher é vítima de feminicídio. É uma estatística muito preocupante, por isso, cada um de nós tem um papel a desempenhar para acabar com a violência praticada contra as mulheres, pois quando uma é ferida ou morta, há um ataque a todas as outras, acende uma alerta de que estamos em constante perigo. Temos que lutar para acabar com essa crescente onda de violência de gênero”, esclareceu Talita.
As ações este ano também serão levadas ao público masculino no dia 5 de dezembro, com a campanha do ‘Laço Branco’ nas ruas e praças. A campanha ‘Laço Branco’ marca o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, estabelecido na Lei nº 11.489, de 2007 e busca sensibilizar os homens para também lutarem contra as diversas formas de violência. Essa programação pontua as celebrações da Prefeitura de Campina Grande relativas aos 16 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra Mulher.
O Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres que é lembrado no dia 25 de novembro é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1990 e presta homenagem às irmãs Patria, Minerva e María Teresa Mirabal, assassinadas em 1960, na República Dominicana. A data também convoca a população para os “16 Dias de Ativismo Contra a Violência de Gênero”, uma campanha internacional que começa em 25 de novembro e vai até 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos.