A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), realizou, no último sábado (06), o Dia D da Proposta Pedagógica (PP). Nesta data, toda a comunidade escolar foi convidada a participar da reelaboração do PP, numa forma de contribuir na criação da identidade das Escolas e Creches da rede.
O objetivo da ação foi oportunizar, aos gestores e supervisores, a identificação dos desafios de cada unidade de ensino e incentivar a elaboração de metas para superá-los. Nessa etapa, além de envolver a apresentação da intencionalidade educativa das unidades, as discussões focam a identidade, assim como se viabilizará sua organização, objetivos para a aprendizagem dos alunos e estratégias viáveis para atingi-los.
“Uma das maiores preocupações da gestão municipal é com o fortalecimento de sua rede ensino, o que envolve um processo contínuo de implantação de métodos de trabalho, adoção de novos projetos e propostas de melhoria para todo o sistema. Isso inclui, pontualmente, a auto-avaliação, a reflexão, a construção de alternativas e a fixação de metas. Estas são, em suma, ações importantes para o crescimento e desenvolvimento do Sistema de Ensino”, declarou a secretária Priscila Rezende.
Os preparativos para o Dia D tiveram início nos dias 16 e 17 de março, quando todos os gestores e supervisores escolares passaram por formação visando a participação neste evento. O objetivo do evento preparatório foi orientar e embasar as Unidades Escolares sobre a construção do PP diante das prerrogativas legais e documentos norteadores.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, o projeto político pedagógico, denominado na LDB como proposta ou projeto pedagógico, representa não só um documento, mas, uma forma de viabilizar a escola democrática e autônoma para todos, com vistas à qualidade da educação.