No Dia Municipal da Pessoa com Deficiência – 8 de novembro, a Prefeitura Municipal de Cabedelo entregou duas Vans Fiat Ducato adaptadas para mais conforto e segurança de alunos e PCDs assistidos pelas Secretarias de Educação e da Pessoa com Deficiência.
Os veículos possuem rampa de acesso e 15 lugares, com dois destes adaptados para cadeiras de rodas.A previsão é que cerca de 200 pessoas sejam beneficadas semanalmente com os novos equipamentos.
“Essas Vans fazem parte de nosso compromisso com as pessoas com deficiência do município, e serão importantes ferramentas para que nossa assistência seja mais eficiente, segura e confortável. Essa aquisição representa acolhimento e dignidade no atendimento a essas pessoas, e demonstra o cuidado e a sensibilidade que nossa gestão tem com a causa”, destacou o prefeito Vitor Hugo.
A dona de casa, Jane Cleide Cruz, mãe da criança cadeirante Lucas Samuel, portador de múltiplas deficiências, destacou a importância desse veículo no seu dia-a-dia como acompanhante de PCD.
“Isso é uma luta. Uma maravilha. Só eu sei o que que passei por tantos anos com a prefeitura sem este serviço. E mesmo com um carro normal onde nem podíamos levar a cadeira do menino. Essa conquista é fruto de muita luta e de muita reivindicação. Deus é maravilhoso, que abençoe essa gestão. Temos muita gratidão”, finalizou.
O Dia Municipal da Pessoa com Deficiência – 8 de novembro foi criado através da Lei n°1.628/2013 e consolidou o pioneirismo e a vocação de Cabedelo para a causa da inclusão social.
Cabedelo passou a ser referência em inclusão com a implementação de uma Secretaria voltada exclusivamente aos direitos das pessoas com deficiência. Criada este ano, a SPcD tornou o município o 1ª da Paraíba e o 2ª do Nordeste a ter uma representatividade desse porte.
A Secretaria tem por finalidade conduzir ações governamentais voltadas à realização das articulações entre os órgãos e entidades da Prefeitura do Município de Cabedelo e os diversos setores da sociedade, bem como entre outros poderes, visando à implementação da política municipal para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.