Cabedelo passa a ser referência em inclusão com a implementação de uma Secretaria voltada exclusivamente aos direitos das pessoas com deficiência. Criada este ano torna Cabedelo a 1ª cidade da Paraíba e a 2ª do Nordeste a ter uma representatividade desse porte.
A Secretaria tem por finalidade conduzir ações governamentais voltadas à realização das articulações entre os órgãos e entidades da Prefeitura do Município de Cabedelo e os diversos setores da sociedade, bem como entre outros poderes, visando à implementação da política municipal para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Nesta sexta-feira (02), no auditório do gabinete do prefeito (Casa do Alemão), uma roda de conversa sobre direitos e deveres das pessoas com deficiência deu início aos trabalhos da pasta, e contou com a participação do prefeito Vitor Hugo, da secretaria Geusa Ribeiro Dornelas, de funcionários da secretaria recém criada, representantes de órgãos que atuam na causa e ainda pais e acompanhantes de PCDs.
Na ocasião, o prefeito ouviu atentamente as demandas das pessoas com deficiência e de seus pais. Dentre as solicitações e futuras ações a serem realizadas na cidade, estão melhorias no transporte que leva as pessoas com deficiência aos atendimentos fora do município; intérpretes no acompanhamento de pessoas com deficiência nos atendimentos públicos e melhoria na estrutura de acessibilidade em locais públicos.
“É com muita satisfação e alegria que participamos deste encontro e reconhecemos que essa luta não é fácil. Criamos uma Secretaria sem ter uma referência próxima – pois esta é a primeira da Paraíba e a segunda do Nordeste – e nós temos muito ainda para conquistar. O próximo passo é a inauguração de uma sede própria e adequada para instalação do serviço multidisciplinar, onde receberemos todas as demandas pertinentes. Inclusive, faço questão de que os profissionais contratados para esta pasta sejam pais de pessoas com deficiência, pessoas com deficiência ou agentes atuantes na causa. Peço paciência porque nós sabemos da grande demanda e saibam que o nosso sonho é que num futuro bem próximo a nossa cidade não dependa de serviços fora do município para o atendimento inclusivo”, afirmou o prefeito Vitor Hugo.
O encontro seguiu com a apresentação da secretária Geusa Ribeiro Dornelas e da secretária adjunta Gabrielle Soares (Gaby da Inclusão) – que também ocupa o cargo de presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD). A roda também contou com uma palestra sobre direitos e deveres das pessoas com deficiência, ministrada por Jadson Gomes, vice-presidente do CMPD.
“Esse é um grande marco dessa gestão e estamos muito felizes com este primeiro encontro e já iniciando um novo projeto. Essa roda de conversa acontecerá mensalmente e vai buscar essa visibilidade do trabalho da nossa Secretaria. Com isso, vamos estar mais próximos das famílias das pessoas com deficiência que sentem na pele todas as problemáticas e lutam para fazer valer seus direitos. Esse olhar de amor e atenção para com estas pessoas é um pedido especial do nosso gestor e nós vamos colocar nossa equipe à disposição para qualquer demanda. Seremos mediadores das demandas e daremos continuidade aos atendimentos já realizados”, ressaltou a secretária Geusa.
Atendimento e atribuições – A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência vai atender provisoriamente no Gabinete do Prefeito no horário das 8h às 14h.
Dentre as atribuições da Secretaria, previstas em lei estão: atuar na implementação descentralizada da política municipal para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, no âmbito das Subprefeituras; estabelecer e manter relações de parcerias com os órgãos e entidades da Prefeitura, de outras esferas de governo e com os demais setores da sociedade civil; estabelecer e manter relações e parcerias com a iniciativa privada, visando à inclusão social da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida; e buscar o suporte técnico necessário para o desenvolvimento, implantação e acompanhamento das políticas propostas pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência- CMPD.
“É uma grande conquista. Só temos de agradecer a Deus por isso. É o reconhecimento de uma luta de mais de 10 anos por uma gestão que acredita na política pública da pessoa com deficiência. Quem milita nessa causa tem dimensão dessa importância”, destacou Gaby da Inclusão.
PMC.