Agosto é nacionalmente o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Nessa proposta, a Prefeitura de João Pessoa inicia, nesta segunda-feira (9), uma série de ações dentro da programação do ‘Agosto Lilás’, que busca intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha e os serviços da rede de atendimento à mulher em situação de violência.
As atividades serão realizadas pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) e incluem, além de divulgação virtual, roda de conversas em comunidades com alto índice de violência contra a mulher e um seminário com a participação de juiz, delegada e outras autoridades que trabalham no combate a esse tipo de violência.
“Faremos um trabalho durante todo o mês de agosto no sentido de mostrar para a sociedade a importância de denunciar casos de violência contra a mulher. Não podemos e nem devemos ficar calados diante dos crimes que são cometidos diariamente”, afirmou Nena Martins, secretária da SEPPM.
As ações realizadas pelo governo municipal, em parcerias com outros órgãos e instituições, pretendem chamar a atenção da sociedade para a importância da denúncia, pois a cultura do silêncio é um dos agravantes do crime de violência contra a mulher. “A denúncia é fundamental e a sociedade precisa tomar consciência disso. Trabalhamos para encorajar as vítimas a denunciar seus agressores e a romper o ciclo de violência”, ressaltou Nena Martins.
Agosto Lilás – O Projeto de Lei 3855/20 instituiu o Agosto Lilás, que busca intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
Programação Agosto Lilás – 15 anos da Lei Maria da Penha – 1º semana
Segunda (09/08)
Evento: Início das ações com a iluminação do letreiro João Pessoa, no Busto de Tamandaré, com a cor Lilás.
Terça (10/08)
Evento: Webinário ‘ 15 anos da Lei Maria da Penha: em busca da justiça de gênero’ – youtube da Prefeitura de João Pessoa.
Horário: 14h às 16h
Quarta (11/08)
Evento: Roda de conversa da ONG Mulheres do Amanhã.
Local: Sede da ONG – Comunidade do Aratu, bairro de Mangabeira.
Horário: 14h.
Quinta (12/08)
Evento: Curso de Defesa Pessoal para servidoras.
Local: Ginásio de esportes do CAM.
Horário: 8h às 17h.
Sexta (13/08)
Evento: Roda de Conversa com a ONG Mulheres do Bem.
Local: Sede da ONG – no Alto do Mateus.
Horário: 14h.
Canais de denúncia:
180 – Central de Atendimento a Mulher.
197 – Polícia Civil.
190 – Polícia Militar.
153 – Ronda Maria da Penha.
0800 283 3883 – Centro de Referência da Mulher de João Pessoa.