A Prefeitura de João Pessoa montou dois postos para imunização contra a Covid-19, neste domingo (16), no Parque Sólon de Lucena e no Parque Zoobotânico Arruda Câmara – Bica. Os pontos de vacinação foram exclusivos para crianças com idade entre 5 e 11 anos que possuem alguma deficiência ou comorbidade.
O prefeito Cícero Lucena fez questão de acompanhar a imunização, conversou com as crianças e ressaltou a importância de cada uma receber a vacina. “Sem dúvida, este é um momento muito especial quando a gente tem a preocupação de vacinar as pessoas para proteger, abaixo de Deus, com a vacina”, disse ele, que estava acompanhado da primeira-dama, Lauremília Lucena.
Ele afirmou que, cientificamente, está comprovada a importância da imunização, com a diminuição de casos e, mesmo quando há casos confirmados, são leves justamente em razão da vacina. O prefeito ressaltou ainda que essas são comprovações e, por isso, a Prefeitura se esforça, mais uma vez, para garantir a eficiência na vacinação, assegurando as doses para todos que estão programados para recebê-las.
“Eu acho que é um compromisso renovado de nós, que fazemos a Prefeitura, de cuidar daqueles que precisam da nossa dedicação e do nosso olhar, até porque lugar de vacina não é na geladeira, é no braço daqueles que precisam”, ressaltou Cícero Lucena.
A secretária de Saúde de João Pessoa, Margareth Diniz, destacou a importância da imunização contra Covid-19 em todos os públicos. “Hoje, começamos a vacinação pelas crianças com deficiência ou comorbidades, seguindo a norma técnica do Ministério da Saúde. Essa ação ajuda a aumentar o número de vacinados e nos ajuda a caminhar para a imunização geral da cidade. Mas lembro que é importante manter todos os cuidados, principalmente com as crianças, pois o vírus ainda está em circulação e pode haver contágio entre membros da família”, disse.
Famílias aprovam vacina – A técnica em enfermagem Adriana dos Anjos Bezerra não pensou duas vezes quando soube que a vacina estava disponível para sua filha Maria Clara, de 6 anos. A menina tem comorbidades, entre elas, asma, e a mãe afirmou estar feliz por esse momento ter chegado. “Eu estava ansiosa para que chegasse a vez dela, e ela também, sempre perguntando quando tomaria a vacina”, contou.
João Vitor, de 11 anos, passou por um transplante de medula e também estava na fila para tomar sua dose. A professora Nádia Vidal, mãe do menino, disse que estava na expectativa, mas agora está aliviada. “O sistema imunológico dele é diferente e agora, com meu filho vacinado, fico mais tranquila, inclusive para a volta às aulas”, comemorou.
A educadora física Alhanny Campos levou a filha Ana Clara, de 8 anos, para receber a dose. A menina tem asma e mora com os avós, que também possuem comorbidades. “Agora está todo mundo imunizado”, destacou. Assim como ela, a professora Sheyla Machado Ximenes, mãe de Eduardo Machado, 11 anos, acredita que a vacina é a melhor forma de proteção para toda a família. “Estávamos muito ansiosos por esse dia. Moramos com meus pais, que também têm problemas de saúde. Com a vacina, ficamos menos preocupados”, comentou.
Vacinação – A imunização das crianças começou às 8h e segue até as 16h. A coordenadora da vacinação na Bica, Lúcia Rodrigues, declarou que o ambiente é favorável para os pequenos.
Funjope – Para garantir que a vacinação se tornasse um momento menos tenso, a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) realizou uma ação com cultura e arte para ajudar os pais enquanto aguardavam a vacinação de seus filhos. Os pequenos contaram com atrações como palhaços e teatrinho na Bica. Na Lagoa, houve apresentação da Banda ‘Tá Beleza’, um grupo de artes, com personagens infantis e heróis de histórias em quadrinhos.