O prefeito da capital paraibana, Cícero Lucena, e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, realizaram, na tarde dessa sexta-feira (29), a abertura oficial do ‘Dia D’ de Mobilização Nacional de Vacinação contra a gripe e o sarampo, no Busto de Tamandaré, em Tambaú. Durante este sábado (30), 100 postos de imunização serão disponibilizados em João Pessoa, com atendimento das 8h às 16h.
“Durante a Covid-19 tivemos uma estrutura e capacidade de vacinação que foi destaque no país e isso mostra que temos consciência da importância da vacina na prevenção de doenças. Estamos preparados para termos a mesma eficiência agora em mais uma rodada contra a gripe e o sarampo”, afirmou o prefeito.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, convocou a população para atualizar o cartão de vacinação. “O programa de imunização é historicamente uma das principais políticas públicas brasileiras e segue sendo um compromisso do Governo Federal oferecer a vacina. Tenho certeza que poderemos contar também com o envolvimento da população, assim como ocorreu com a Covid-19”, afirmou.
Em João Pessoa, a mobilização envolve cerca de 600 profissionais de saúde. A ação acontece também no Centro Municipal de Imunização, nas unidades de saúde da família e nas Policlínicas Municipais (Jaguaribe, Mangabeira e das Praias).
Grupos de risco para gripe – Fazem parte do grupo prioritário as pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade, pessoas com deficiência permanente e caminhoneiros.
Ainda estão convocados os trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, portuários, funcionários do sistema prisional e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).
O secretário nacional de Vigilância Sanitária, Arnaldo Medeiros, ressaltou que a vacinação é a melhor forma de evitar doenças que são controláveis. “A vacinação é um ato de cuidado, é um ato de amor. Os entes do poder executivo fizeram sua parte para disponibilizar a vacina, agora é essencial que a população faça sua parte e vá a um dos postos disponíveis”, destacou.
Documentação – Para vacinação é necessário levar, além do cartão de vacina, os documentos comprobatórios de cada grupo. Os profissionais que se enquadram na ampliação dos grupos prioritários deverão apresentar documento de identificação com foto e comprovante (declaração, carteira do conselho de classe ou contracheque) de vínculo com a empresa ou instituição onde atua. Já pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar laudo médico.
Ainda estiveram presentes na abertura do ‘Dia D’ a representante da Organização Pan-Americana de Saúde, Socorro Gross; a secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega; o secretário municipal da Saúde, Luís Ferreira Filho; e o superintendente do Ministério da Saúde na Paraíba, Tiago de Oliveira.
Vacinação contra Covid-19 – Por causa do Dia D de vacinação contra gripe e sarampo, a imunização contra a Covid-19 não acontecerá neste sábado (30). Na próxima segunda-feira (2), os postos voltam a oferecer o imunizante normalmente.
Locais de vacinação neste sábado (30) – ‘Dia D’ de Mobilização Nacional de Vacinação
8h às 16h
- Estacionamento do Shopping Mangabeira (pedestres e drive thru)
8h às 12h
– Centro Municipal de Imunização (CMI) – Torre;
– Unidades de saúde da família (USF);
– Policlínicas Municipais de Saúde.