A Prefeitura de Patos realizou nesta terça-feira, 12, a entrega do Cartão do PAI para as novas gestantes e mães com crianças de 0 a 11 meses cadastradas no Programa de Atenção à Primeira Infância – PAI. Ao todo, 284 novas famílias foram inseridas e beneficiadas com o auxílio financeiro de R$ 100,00 reais.
O pagamento do benefício tem como objetivo ajudar as famílias que vivem na pobreza ou extrema pobreza na compra de alimentos e outros produtos de primeira necessidade.
O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, destacou a ampliação do programa PAI no município que já beneficia mais de 600 famílias com o auxílio alimentação de R$ 100 reais, dando uma maior segurança alimentar para as gestantes e crianças.
“É um compromisso do governo com a vida, com as famílias patoenses e principalmente, com as crianças que precisam de um cuidado e de uma atenção especial na primeira infância que é a fase mais importante da vida e da formação de todas as crianças”, destacou.
O deputado federal Hugo Motta também participou da solenidade e ressaltou o pioneirismo da cidade de Patos em implantar um programa de atenção à primeira infância, como também a intersetorialidade existente entre as secretarias municipais para que seja proporcionada para as gestantes e crianças uma maior qualidade de vida.
“É um programa inovador. É um pilar do governo municipal. E estamos muito felizes em ver uma política que deu certo em outras localidades chegar em nossa cidade. Uma política consolidada que tem como objetivo principal garantir para as futuras gerações mais oportunidade e que elas possam viver em uma cidade melhor”, comentou.
A senhora Maria das Graças foi uma das contempladas com o benefício e relatou que o auxílio chegou em boa hora e que irá ajudar na alimentação de sua filha para que seja uma criança saudável.
O evento ainda contou com as presenças da diretora da Maternidade Dr. Peregrino Filho, Séfora Cândida; do diretor do Complexo Hospitalar, Francisco Guedes; dos vereadores; secretários e servidores.
O Programa PAI reúne um conjunto de ações e realizações que articulam as áreas de saúde, educação e assistência social com o objetivo de proporcionar e melhorar a contribuição da gestão pública para a primeira infância de Patos.